Raks aperfeiçoa visão de negócio no Vale do Silício

Vencedora do programa Campus Mobile na categoria Facilidades, startup incubada na UNITEC foi premiada com imersão no maior polo de inovação do mundo.

Conhecer o Vale do Silício e vivenciar de perto a realidade de gigantes tecnológicas é o sonho de qualquer empreendedor – especialmente aqueles ligados ao ecossistema de inovação. Representada pelos sócio-fundadores Fabiane Kuhn, Guilherme Ramos e Vinícius Silveira, a Raks, criadora de soluções para o agronegócio, embarcou nesta viagem enriquecedora no início de setembro graças à vitória no Campus Mobile. Realizada pelo Instituto NET Claro Embratel, a iniciativa incentiva atividades de empreendedorismo com foco no desenvolvimento de soluções mobile, reconhecendo estudantes universitários ou recém-formados.

Com cronograma intenso, os dois primeiros dias de viagem foram compostos por visitas ao Consulado do Brasil, Startse, Udacity e Universidade de Stanford. Em seguida, o grupo pode conhecer o Twitter e o Facebook, além de participar em um evento para startups no RocketSpace, coworking focado em empresas de tecnologia. Segundo Fabiane, a experiência na Califórnia mostrou que a gestão do tempo é um fator fundamental para a obtenção de resultados positivos. “Em todas as visitas, conseguimos perceber a máxima de que tempo é dinheiro, portanto devemos aproveitá-lo da melhor forma possível, focando no que realmente é importante para atingirmos os nossos objetivos dentro da startup”, afirma.

Dentre os aprendizados adquiridos ao longo da estadia, a sócia-fundadora destaca a importância de diferentes abordagens para a apresentação da empresa em momentos de prospecção, adequando o discurso de acordo com o público espectador. “Devemos escolher as palavras que levam ao ponto de importância do público no qual estamos interagindo. No nosso caso, ao explicarmos a solução da Raks como algo que facilita a aplicação de água na lavoura e torna o agricultor mais conectado, a maioria das pessoas perdia o interesse. Porém, ao abordar como um sistema para a irrigação que irá permitir um aumento na produção de alimentos, todos ficavam animados, já que essa é uma pauta em alta no Vale do Silício”, ressalta.

A experiência transformadora garantiu uma dose de ânimo extra para os jovens empreendedores da Raks, que já colocam em prática tudo o que aprenderam. “O pensamento de imediatismo e senso de urgência em tudo o que move o desenvolvimento do projeto foi percebido na metodologia americana e empregado dentro da nossa startup. Me senti desafiada a fazer algo realmente especial para tentar chegar em patamares que as grandes companhias estão”, completa Fabiane, destacando a possibilidade de atuação internacional da empresa.


06 de Dezembro de 2018
Startups