Construct IN: evolução no acompanhamento de obras

Uma evolução no acompanhamento de obras, onde é possível ver tudo o que está sendo desenvolvido, em 360° e remotamente através de um aplicativo. Essa é a proposta da Construct IN, startup incubada no Tecnosinos.

A ferramenta desenvolvida pela equipe da Construct IN permite gerenciar projetos de qualquer lugar. Através do aplicativo, é possível fazer visitas virtuais em uma obra, ver os detalhes em fotografias 360°, realizar comparações da evolução do projeto, além de anexar todo o time no sistema, documentos e informações diretamente nas imagens.

“O Construct IN é uma ferramenta para monitoramento remoto, gerenciamento e comunicação no canteiro de obra”, revela Tales Silva, engenheiro civil e CEO da Construct IN. Segundo o executivo, a tecnologia desenvolvida pela startup permite que através de uma câmera instalada no capacete de uma pessoa na obra, seja possível disponibilizar para toda equipe o projeto remotamente, por imagens, possibilitando inclusive a comunicação entre o time. “Ela dá transparência para o ambiente de obras”, salienta Tales.

Como surgiu o Construct IN

Tales sempre foi muito conectado com inovação e tecnologia. Em 2018, o profissional ficou 4 meses nos Estados Unidos, em San Francisco, estudando as soluções tecnológicas apresentadas no mercado americano para construção civil. “E uma das soluções era a implantação de Camera 360° dentro dos canteiros de obra para gestão e documentação”, explica.

E foi de lá que ele trouxe a ideia. “Em março de 2019 e apresentei a ideia. Comecei a desenvolver em Porto Alegre a Construct IN e contratei pessoas que começaram a desenvolver esse sistema comigo”, revela Tales.

O o engenheiro reforça que o Construct IN é um sistema simples. “A pessoa acessa nosso site, cadastra os projetos da obra e através do aplicativo que é conectado a uma Camera 360°, o colaborador caminha pela obra e vai registrando as imagens”, conta. O sistema desenvolvido permite que esses registros possam ser feitos diariamente, o que possibilita comparar e avaliar o andamento da obra.

Benefícios para Construção Civil

Entre os benefícios do Construct IN estão a documentação efetiva de todas etapas construtivas da obra, a transparência no canteiro, a conexão de quem fez o projeto e quem está executando a obra com quem vai usar a edificação, tudo dentro de uma plataforma onde o trabalho se torna colaborativo. Além disso, o aplicativo consegue reduzir os custos com viagens, uma vez que muitas visitas na obra são feitas pelo app remotamente, substituindo o presencial.

O produto começou a ser comercializado em outubro de 2019. E hoje já atende mais de 30 empresas, e conta com 80 obras cadastradas no sistema. Já são mais de 90 mil fotos registradas no Construct IN das obras em andamento.

Presente em 14 estados do Brasil, o COnstruct IN surge com a proposta de mudar o conceito de se relacionar com a obra. “Uma das principais características da ferramenta é tornar a obra um ambiente mais colaborativo e transparente entre todas as pessoas que participam”, explica o CEO. Para o engenheiro, é uma mudança do paradigma de estar na obra, ao mesmo tempo que fornece toda a documentação construtiva do local.

O que acham os clientes

O Construct IN conta com diversos tipos de usuários. Tem os gestores, que aceitam muito bem o app, pois eles não estão o dia a dia dentro da obra, mas gostam de acompanhar o avanço do trabalho. Tem as pessoas de planejamento que ficam no escritório e conseguem visualizar a distância e poupar viagens, além daquelas que estão o dia a dia na obra, que usam a ferramenta para poder visualizar em reuniões, ter uma análise posterior, conversar com equipes e registrar todas as etapas.

Os feedback dos clientes do Construct IN são alinhados aos benefícios financeiros, à resolução dos problemas de forma mais rápida, a estar conectado com o obra, e ao benefício da documentação. Tales explica que se algo foi executado de forma errada, por exemplo, “é possível voltar e entender onde está o problema. Ter as imagens guardadas é muito importante para as empresas e para o pós obra também”

Relação do setor de construção com a TI

Segundo Tales Silva, a Construção civil é um dos setores menos digitalizados e mais burocráticos. “Mas colocamos a tecnologia de uma maneira que era auxilia o dia a dia das pessoas”, reflete o profissional. Para ele, toda questão passa na decisão dos gestores em começar a utilizar a tecnologia para que se reduza o custos das obras e aumente a qualidade. “Ou a pessoa faz isso, ou ela vai ficar para trás”, conclui.

A relação da TI com Construção Civil tem ainda muito a evoluir. É a questão de estar implementando um sistema dentro de uma indústria que não é nem um pouco tecnológica. “E ela só entende quando se mostra os resultados”, revela Tales. O mercado agora expõe uma necessidade das empresas estarem sempre se reinventando. “Há uma tendência de todos quererem se digitalizar, e aí entra a relação da TI com as empresas do setor”, acredita.


07 de Julho de 2020
Startups