Unitec abriga área experimental da Raks para análise de sensores e testes de manejo de irrigação

Um espaço próximo ao prédio da Unitec 2 abriga agora uma pequena plantação de milho. Trata-se de uma área experimental cultivada pela Raks Tecnologia Agrícola com o objetivo de testar novas formas de manejo de irrigação e analisar os sensores de umidade de solo da startup em uma situação real de campo.

O terreno começou a ser preparado ainda no final de 2022. Em dezembro, o solo passou pela correção e adubação e em janeiro deste ano foi feita a semeadura do milho. Desde então, todo o processo tem sido acompanhado pela equipe da empresa, que faz o monitoramento da irrigação com o seu sistema de manejo inteligente instalado no local.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Raks, Henrique Dalanhol, o método de sensoriamento utilizado na plantação resultou em boa produtividade do milho. “Além dos testes que já costumamos realizar em laboratório, é importante aferir resultados em uma área mais fidedigna à realidade de uma lavoura”, explica.

Sobre a Raks

A Raks Tecnologia Agrícola desenvolve um sistema inteligente de irrigação. A startup situada no Tecnosinos trabalha com sensores TDR que são instalados em campo: alimentados por energia solar, esses dispositivos coletam informações de hora em hora para entender o comportamento da água no solo e na raiz da planta, indicando com precisão a necessidade de irrigação da área. Os dados são armazenados na nuvem e ficam disponíveis em uma plataforma com históricos, gráficos e resultados que auxiliam produtores rurais na tomada de decisões mais assertivas.


15 de Fevereiro de 2023
Destaque Tecnosinos