Terceira colocada no Prêmio Roser, Lente DPM é selecionada para a Campus Mobile

A Lente DPM, uma das equipes vencedoras da última edição do Prêmio Roser, foi selecionada para participar da 11ª Campus Mobile. O concurso de inovação e empreendedorismo promovido pelo Instituto Claro escolheu 89 projetos de todo o país, divididos em seis categorias: Saúde, Games, Smart Farms, Smart Cities, Diversidade e Educação.

A proposta da iniciativa é estimular a produção de soluções mobile que gerem impacto social. As equipes selecionadas receberão mentoria e suporte de especialistas da área de inovação para aprimorar seus aplicativos. Ao final do desenvolvimento dos projetos, acontece a conclusão dos protótipos e a divulgação do ganhador de cada categoria. Os vencedores ganharão uma viagem de imersão no polo de tecnologia do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Indicada entre as equipes de Saúde, a Lente DPM, solução concebida pelas acadêmicas de Medicina da Unisinos Andressa Goldman Ruwel e Victoria Boeira Duarte, propõe o diagnóstico precoce de melanoma por meio de um aplicativo. Esse tipo mais grave de câncer de pele, quando descoberto tardiamente, apresenta um prognóstico de 75% de chance de mortalidade em 5 anos. A ferramenta analisa a mancha e, caso detecte uma lesão suspeita, sugere um encaminhamento direto ao profissional, com possibilidade de agendamento de consulta.

Victoria Boeira Duarte ressalta a relevância deste tipo de concurso. “É muito importante ouvir relatos de outras pessoas, participar de eventos e aumentar a rede de contato. Nossa expectativa vai muito além de conquistar o 1º lugar e ganhar a viagem de imersão, mas demonstrar ao público a necessidade da detecção precoce dessa doença, mudar a qualidade de vida desses pacientes, diminuir os gastos em tratamento e promover a saúde para a população”, enfatiza.

Sobre a Campus Mobile

O programa Campus Mobile é um concurso de ideias e soluções para mobile. Os participantes selecionados – estudantes universitários e recém-formados, estudantes e egressos de mestrado e doutorado – recebem orientação de especialistas da área de inovação para o aperfeiçoamento dos projetos. Eles também participam de uma semana presencial, que conta com maratona de programação, palestras e oficinas para o desenvolvimento dos projetos.

O programa é realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e do Be On.


20 de Dezembro de 2022
Destaque Startups Tecnosinos