Tecnosinos e ABES promovem evento para estimular o desenvolvimento tecnológico inclusivo

A Unitec recebeu na noite de terça-feira, 30, o evento “Tecnosinos e ABES: juntas fomentando o desenvolvimento tecnológico para um país mais inclusivo”. O Parque Tecnológico e a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) prepararam dois encontros de estímulo ao crescimento da comunidade de startups e empresas da área de TIC.

A primeira atividade promoveu uma interação com os empreendedores do Parque. A diretora de Inovação e Fomento da ABES, Jamile Sabatini Marques, apresentou os serviços, o portfólio de cursos e as soluções oferecidas aos associados. “Esse também é um momento de interlocução para entendermos as demandas das startups e empresas do Tecnosinos. Assim, poderemos oferecer conteúdos mais específicos”, pontuou.

Na segunda parte do evento, foi a vez dos professores e estudantes dos cursos da Escola Politécnica da Unisinos juntarem-se aos empresários no Auditório da Unitec. Na abertura, o gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt da Silva, ressaltou que a parceria entre Tecnosinos e ABES busca gerar oportunidades para empreendedores e comunidade acadêmica. “Além dos benefícios oferecidos, cabe destacar a pauta da inclusão levantada pela associação, um tema que está em consonância com o olhar da Universidade”, disse.

A programação contou com assuntos relevantes para o desenvolvimento tecnológico das empresas e graduandos. A especialista em Planejamento da ABES, Mirian Luzzi, apresentou aos alunos a ferramenta RH Tech, uma plataforma de apoio ao desenvolvimento de talentos. Em seguida, aconteceu o painel “Da ideia à venda: instrumentos jurídicos na jornada das #startups”, com Marcia Mallmann Lippert (VP ABES Rio Grande do Sul) e os advogados Daniel Pinheiro Pereira, Fabrício Loureiro de Carvalho Freitas e Pedro Henrique Bertuol. A pesquisadora do Think Tank ABES, Natália Marroni Borges, fechou a noite com a palestra “Dos primórdios da IA ao #ChatGPT – e o que vamos fazer com isso”.

A sócia da Technurse, Janaina Avancini Pinheiro, saudou a iniciativa promovida pelo Parque. “Ter acesso às diferentes possibilidades de cursos e soluções é fundamental para startups como a nossa, que está em fase inicial de desenvolvimento do produto. Nos interessa, em especial, o diagnóstico LGPD oferecido pela ABES, já que precisamos garantir a segurança da base de dados dos nossos clientes”, explicou.

Sobre a ABES:

Com mais de 35 de existência, a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação. Representa cerca de 2.000 empresas, que totalizam aproximadamente 85% do faturamento do setor de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 232 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 92 bilhões em 2022.


31 de Maio de 2023
Destaque Tecnosinos