Fique por dentro: saiba mais sobre a nossa incubada RMA Tech

Crédito: Divulgação

Uma ideia disruptiva pode levar tempo para tornar-se uma tecnologia inovadora. Foi o que aconteceu com o CEO da RMA, Rogério Auad. Um insight surgido nos anos 80 durante um processo produtivo foi retomado 30 anos mais tarde, quando o empresário já havia se aposentado depois de uma trajetória profissional exitosa: um método para controlar a força de tingimento de colorante e o poder de cobertura de tintas através da medida transmissão de luz.

A partir dessa ideia, Auad voltou à ativa e criou a startup RMA Tech, juntamente com o engenheiro químico Ernani Paludo. Com a união da longa experiência na indústria de tintas dos sócios, foi desenvolvido um equipamento inédito que permite a análise por transmissão de luz através de um filme de materiais pigmentados (tintas, bases ou colorantes), denominado TRANSMICELL V2.

O método atual para medir a força de tingimento de materiais pigmentados é lento e impreciso, dificultando a reprodutibilidade e causando uma variabilidade que aumenta os custos. Com a TRANSMICELL V2, a medição é mais rápida e exata. Por meio das análises realizadas no equipamento, os ajustes das propriedades óticas são mais precisos, otimizando o consumo de pigmento na formulação e no controle de processos de fabricação.

A TRANSMICELL V2 está disponível para testes com amostras dos clientes na sede da RMA Tech. Após a análise, é entregue um relatório onde são apresentadas oportunidades de melhorias do processo. “Essa tecnologia inovadora é uma quebra de paradigmas na indústria de tintas. É uma técnica muito mais sensível, estável e que permite maior reprodutibilidade do que a convencional. Nosso foco é gerar soluções diferenciadas, que impactem positivamente o segmento”, explica Auad.

O ineditismo da TRANSMICELL tem rendido bons resultados para a startup. Pelo segundo ano consecutivo, a RMA Tech foi um dos destaques do Prêmio ABRAFATI de Ciência em Tintas: em dezembro de 2022, conquistou o segundo lugar com o trabalho intitulado “Ajuste da força de tingimento em dispersões de pigmentos através da técnica de transmitância em equipamento específico”. A empresa também foi selecionada para apresentar o método inovador na European Coatings Show, a maior feira da indústria de tintas que acontece em março deste ano em Nuremberg, na Alemanha.

A startup iniciou seu processo de incubação no Tecnosinos em 2021 e no ano seguinte foi aprovada em um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), captando recursos de aproximadamente R$ 2 milhões que serão utilizados na criação de uma planta industrial totalmente automatizada com tecnologia 4.0. Auad ressalta a importância da sua empresa estar sediada no Parque Tecnológico São Leopoldo. “Estamos presentes em um ambiente onde se vive a inovação, um local que permite conexões com diferentes empresas. Esse espírito colaborativo nos possibilita construir parcerias de negócio”, afirma.


23 de Janeiro de 2023
Destaque Tecnosinos