Fique por dentro: conheça a Upcy Foods, foodtech que oferece uma solução para evitar o desperdício de alimentos

Você sabia que o Brasil é o 10º país que mais desperdiça alimentos no mundo? Dados do IBGE apontam que cerca de 30% dos alimentos produzidos em solo brasileiro acabam sendo jogados fora, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas por ano. Isso acontece em um cenário de aumento da fome em escala global: de acordo com relatório de 2022 da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 828 milhões de pessoas enfrentam esse fantasma.

Além do impacto social, existe o prejuízo ambiental. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o desperdício de alimentos é responsável por 10% dos gases de efeito estufa. Mudar essa realidade é um desafio urgente e foi para atender essa demanda que surgiu a Upcy Foods, capitaneada pelas empreendedoras Gabriela Fleck, acadêmica de Engenharia de Alimentos da Unisinos e Angela Oliveira, mestranda do PPG em Nutrição da Unisinos. Seguindo o conceito upcycle, a foodtech transforma excedentes da indústria alimentícia em novos produtos, impulsionando a economia circular.

A Upcy Foods está trabalhando em três produtos: um cookie de chocolate, o snack salgado de moranga e um blend para bolos. “Nosso foco é na indústria de alimentos. Biscoitos quebrados ou fragmentos de arroz são exemplos de excedentes que utilizamos. Eles são produtos que têm um alto custo para as empresas processarem e por isso costumam ser descartados pelos fabricantes. Nós entendemos que essas amostras são seguras e por isso devem ser destinadas para consumo humano”, explica Gabriela.

O processo de seleção dos excedentes também passa pela avaliação das empreendedoras, que oferecem uma consultoria para as indústrias com a finalidade de mapear os focos de desperdício e conferir as possibilidades de uso. De acordo com Gabriela, conhecer a produção de perto garante a qualidade das amostras que vão compor os produtos da Upcy. “Prezamos muito pela segurança e, além desse cuidado na escolha dos ingredientes, ainda realizamos análises em laboratório dos alimentos”, conta.

A foodtech está finalizando o MVP (a versão mais simples de um produto) e se encaminha agora para a fase de tração. Nesse período, também já busca parcerias com empresas de alimentos para a fabricação dos produtos. Um caminho de passos firmes de um projeto recente que começou em 2021 durante uma edição do Lab Empreendedor da Unisinos e que culminou em novembro de 2022, quando a startup ganhou o 1º lugar no Prêmio Roser, maratona de empreendedorismo e inovação conduzida pela Unitec e Tecnosinos.

No início de 2023, a Upcy Foods iniciou o processo de incubação da Unitec, uma oportunidade de desenvolvimento que Gabriela considera muito importante. “Esse suporte que nos é oferecido tem sido fundamental para estabelecer redes de contatos. Para o empreendedor que está começando, poder contar com esse apoio em momentos de dúvida é essencial”, afirma.


19 de Maio de 2023
Destaque Tecnosinos