Fique por dentro: conheça a nossa incubada Technurse, startup que busca soluções para a saúde por meio de dispositivos tecnológicos

Crédito da foto: Divulgação

Da sala de aula para o mercado. A partir de um desafio proposto numa disciplina do Mestrado Profissional em Enfermagem da Unisinos, pesquisadoras desenvolveram uma ideia para ajudar a solucionar o problema da mortalidade materna e fetal por hipertensão. O projeto saiu do papel e transformou-se em um produto da startup Technurse, o dispositivo PAGH BAND.

A pulseira de aferição semi-contínua de pressão arterial realiza o monitoramento de pressão arterial em gestantes, hipertensos e demais interessados. O vestível capta os valores pressóricos e os armazena na nuvem. Esses dados são direcionados para um aplicativo de celular com dicas e cuidados. O chatbot inteligente é a principal funcionalidade da ferramenta: se os valores estiverem elevados, o bate-papo de voz orienta os próximos passos do paciente. No caso de persistência dos sintomas, o app oferece uma consultoria de enfermagem e, se ainda assim o quadro não apresentar nenhuma melhora, é disponibilizada uma consulta por telemedicina. O serviço será entregue por meio de uma assinatura mensal.

“O nosso objetivo é prevenir a mortalidade por hipertensão e promover a saúde, deixando o paciente seguro e confortável em sua casa, desafogando emergências do sistema público e privado”, explica uma das idealizadoras e sócias da Technurse, Janaina Avancini Pinheiro.

No momento, o primeiro protótipo está em fase de testes em laboratório, mas os frutos deste trabalho já deram resultados. Em 2021, a startup ganhou o 1º lugar no Prêmio Roser, maratona de empreendedorismo e inovação promovida pela Unisinos por meio da Unitec e do Tecnosinos. Além da participação nos principais congressos e eventos de enfermagem em 2022, a Technurse recebeu destaque em um colóquio de pesquisadores latino-americanos na Universidade de Miami, nos Estados Unidos.

Em março de 2023, a startup entrou para o processo de incubação da Unitec. Para Janaina, a infraestrutura, as mentorias e o suporte oferecidos fazem toda a diferença. “Estarmos inseridos no Tecnosinos, um Parque Tecnológico que é referência no Brasil, dentro de um incubadora com Cerne 4, traz confiabilidade para o nosso negócio. Entendemos que esse é o melhor ambiente para empreender”, afirma. Para avançar ainda mais no desenvolvimento da solução, a Technurse busca por investidores e estudantes que contribuam para a evolução do projeto.

Hipertensão

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de adultos entre 30 e 79 anos com hipertensão aumentou de 650 milhões para 1,28 bilhões nos últimos 30 anos. Quase metade dessas pessoas não sabia que tinha a condição. Ainda de acordo com a organização, a hipertensão (pré-eclâmpsia e eclâmpsia) está entre as principais complicações em gestantes.

Sobre a Technurse

A Technurse é uma startup que busca soluções para a saúde por meio de dispositivos tecnológicos. A empresa é formada pelas sócias Janaina Avancini Pinheiro, mestre em Enfermagem e doutoranda da Computação Aplicada e Ayame Gamarra, engenheira biomédica e mestranda da Computação Aplicada. Flávia Sales, doutoranda da Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o projeto e os professores da Unisinos, Sandro José Rigo e Rodrigo Marques de Figueiredo coordenam a pesquisa.


19 de Abril de 2023
Destaque Tecnosinos