Encerramento do Ciclo 2023 do Tecnosinos destaca conquistas e anuncia novidades para 2024

O encerramento do ciclo 2023 do Tecnosinos foi marcado por um momento de confraternização, balanço e comunicação de novidades. O evento aconteceu na noite de terça-feira, 19, reunindo startups, empresas e parceiros do Parque Tecnológico São Leopoldo.

No encontro, Silvio Bitencourt da Silva, gestor executivo do Tecnosinos e de Inovação e Tecnologia da Unisinos, apresentou os resultados da Incubadora de Base Tecnológica da Unisinos – Unitec no período 2022-2023. O relatório técnico destacou o sucesso das empresas incubadas em termos de sobrevivência e crescimento, evidenciando o impacto positivo na promoção do empreendedorismo e inovação regional.

“A Incubadora desempenha um papel alinhado com o plano estratégico do Tecnosinos, o qual visa funcionar como um instrumento de política pública regional, impulsionando o surgimento de novos negócios rentáveis, que gerem arrecadação e empregos de pessoas qualificadas e bem-remuneradas, e servindo como um ambiente de aprendizado para estudantes que escolhem seguir uma carreira empreendedora”, explicou Bitencourt.

A Unitec oferece um importante apoio, incluindo assistência técnica, gerencial e formação complementar, contribuindo para a alta taxa de sobrevivência das startups do Parque em 2022-2023. Comprovando seu ambiente vibrante, a Incubadora registrou a entrada de 25 novos empreendimentos no período. Ações como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Talentos Tecnosinos, Programa Start e Hackathon TecXP foram lembradas durante a fala do gestor e destacadas como iniciativas de sensibilização para áreas de ciências e tecnologias.

As vencedoras da 4ª edição do Prêmio Destaque Unitec, Eagle Care e Raks, foram reconhecidas por sua excelência. A Eagle Care também celebrou sua recente graduação.

Parcerias e perspectivas para 2024

Durante a atividade de encerramento, também foram apresentadas novidades visando fortalecer ainda mais o ecossistema empreendedor do Parque Tecnológico São Leopoldo para o ano de 2024.

Além das iniciativas de aceleração e desafios tecnológicos, consultorias e apoios às feiras e eventos já oferecidos, o gestor de Inovação do Sebrae, Lucas Meinhardt, anunciou a ampliação da parceria com o Tecnosinos. “Estamos propondo um conjunto de novas ações para 2024, com destaque para o Acelera X, um programa que conta com duas modalidades de bolsa: para sócio empreendedor e professor empreendedor”, falou.

Além disso, foi revelada a parceria inovadora entre Unisinos e Founders Club, uma edtech que oferece negócios e experiências para fundadores de startups. O programa disponibilizará acesso a conteúdos exclusivos e aulas ministradas por especialistas e profissionais de mercado com experiência em áreas como customer success, growth, marketing, vendas e soft skills. Os benefícios serão oferecidos aos empreendedores vinculados ao Parque, para o Núcleo de Jovens Empresários da ACIST-SL, bem como para professores, pesquisadores e estudantes da Unisinos. Anderson Diehl, co-fundador do Founders Club, manifestou entusiasmo: “Trabalhamos na base para desenvolver empreendedores. É fantástica a oportunidade de escalar impacto com o apoio da Unisinos, uma das universidades mais conceituadas do Rio Grande do Sul”, afirmou.

O presidente da ACIST-SL e CEO da W3K Tecnologia, Daniel Klafke, ressaltou o movimento de aproximação do Parque com o município de São Leopoldo, destacando o sucesso do ciclo de imersões no Tecnosinos promovido pela ACIST-SL. “Nosso objetivo foi que o Parque transbordasse para a cidade, e evoluímos muito nesse aspecto, com muitas ações e projetos acontecendo”, pontuou.

Ao encerrar o evento, Silvio Bitencourt agradeceu a presença e engajamento de todos. “Seguimos crescendo juntos, reforçando cada vez mais o propósito de comunidade do Parque Tecnológico”, finalizou.


20 de Dezembro de 2023
Destaque Tecnosinos