Software que otimiza atividade industrial vence o Go.Global X

Empresa Ubivis, de Curitiba, venceu o programa por meio de um software de inteligência artificial que otimiza processos industriais. Objetivo da empresa é ser acelerada no Canadá

 

Aliar inteligência artificial à expertise em gestão de processos industriais para otimizar e agilizar a atividade industrial. É isso que a empresa Ubivis fez e, por isso, venceu a primeira edição do programa Go.Global X. O programa é uma parceria entre parques tecnológicos de três universidades gaúchas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Sebrae e Unicred. O objetivo é desenvolver ideias de negócios inovadores com potencial de impacto global, aumentar a taxa de sucesso destes negócios e potencializar a transformação de conhecimento em empresas..

Conforme o CEO da Ubivis, Paulo Henrique Garcia de Souza, o interesse em participar do programa é internacionalizar a empresa. Para isso, o país escolhido foi o Canadá. Por meio de uma empresa canadense de consultoria contratada pelo Go.Global X, os projetos que participaram tiveram aulas sobre várias áreas, como validação de projetos no país, ferramentas, cultura corporativa e análise de mercado, por exemplo. “Eles nos mostraram como entrar no mercado canadense cometendo o menor número de erros”, conta Paulo Henrique. O CEO explica que o prêmio será uma inscrição no programa Startup Visa, que permite que a empresa seja acelerada no Canadá.

 

O primeiro sistema criado pela Ubivis foi implementado em 2016 e, desde então, a empresa vem se desenvolvendo e se destacando no mercado da indústria 4.0. O objetivo é aumentar a produtividade dos processos fabris por meio de softwares e inteligência artificial. A empresa possui um sistema com três plataformas para alcançar o objetivo: a primeira mostra como está a performance das máquinas e a produtividade da indústria. A segunda plataforma é uma evolução da primeira, com o acréscimo da análise profunda da performance e business intelligence.  Já a terceira plataforma traz a inteligência artificial para os processos fabris. “Trazemos o software robô que faz interação em tempo real encontrando quais são os pontos otimizados. O sistema também faz ações sozinho para otimizar aspectos que podem melhorar. É uma tecnologia brasileira e uma das mais atualizadas da indústria 4.0, que faz interação homem-máquina em tempo real”, explica Paulo Henrique.

A expectativa é que até o final do primeiro trimestre de 2022 a Ubivis já esteja sendo acelerada no Canadá.

A CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, afirma que o Go.GlobalX tem caráter pioneiro, já que é uma oportunidade para o surgimento de startups internacionais. “Temos um caráter pioneiro, de bastante esforço inter-organizacional das instituições envolvidas, de parceiros estratégicos Tudo isso no sentido de transformar a economia do estado do Rio Grande do Sul numa economia portadora de futuro”.


07 de Dezembro de 2021
Tecnosinos