Retrospectiva 2021 Parte III – Certificações, expansões e eventos

Finalizando a série de retrospectivas, a terceira e última parte apresenta certificações, expansões, eventos e programas desenvolvidos pelo Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, nos últimos meses de 2021. Confira também a primeira e a segunda parte da nossa série. 

Setembro

Unitec é a primeira incubadora do Brasil a receber certificação Cerne nível 4

A Unidade de Inovação e Tecnologia – Unitec recebeu a certificação Cerne 4, tornando-se a primeira incubadora do Brasil a ter o selo nível 4 de maturidade na gestão de incubadoras. O Cerne é um modelo de atuação para incubadoras brasileiras, e visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos.

 

Para a diretora de Inovação da Unisinos e Ceo do Tecnosinos, Susana Kakuta, a certificação significa que o Parque Tecnológico entrega para as startups ferramentas e oportunidades que aceleram seu sucesso no mercado como nenhuma outra incubadora no país. “Somos os únicos, nesta maturidade, hoje no Brasil”.

 

Veja mais sobre a certificação.

Novembro

Programa 3.000 Talentos TI inicia atividades

O Programa 3.000 Talentos TI é uma iniciativa que busca capacitar jovens entre 15 e 39 anos na área de Tecnologia da Informação (TI). A ação integra o Programa Inova São Leo, desenvolvido pela prefeitura de São Leopoldo e que conta com ações na área de inovação.

 

O projeto oferece 12 cursos gratuitos, em diversos níveis educacionais, que vão desde o programa Jovem Aprendiz até cursos profissionalizantes e de nível técnico. Os cursos previstos são Lógica de Programação, Programação Java, Programação Web com PHP, User Xperience e Research – Arquitetura da Informação, Segurança da Informação e Internet das Coisas – IOT, Técnicas de Machine Learning, entre outros.

 

Confira mais informações sobre a iniciativa.

Estudantes de seis países desenvolvem ideias inovadoras no Moving the Cities 2021

A quarta edição, o Desafio Moving the Cities, propôs soluções alinhadas aos três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e bem-estar, Educação de qualidade e Ação contra a mudança global do clima. 

 

A iniciativa, idealizada pela Unisinos em parceria com o UAS7 e a FH-Münster para promover o desenvolvimento de soluções através da cooperação internacional e intercultural entre ciência, foi dedicada a acadêmicos de universidades da Alemanha, do Brasil, do Chile, da Colômbia, da Inglaterra e dos Estados Unidos. 

Confira os vencedores da edição aqui.

Dezembro

Conheça o projeto vencedor do Prêmio Roser 2021: uma pulseira que pode salvar vidas

O grupo Prisma, que ganhou o primeiro lugar no prêmio Roser de 2021, trouxe uma pulseira que pode salvar vidas. O projeto chama-se  PAGH: Pulseira de aferição para grávidas hipertensas. A ideia é que mulheres gestantes, com pressão alta ou risco para o problema, utilizem a pulseira, que realiza a aferição da pressão arterial várias vezes ao dia e envia as informações para uma nuvem. Lá os dados são acessados por médicos e enfermeiros, que acompanham as gestantes no pré-natal. 

 

O grupo Prisma é formado pelas enfermeiras mestrandas do mestrado profissional de Enfermagem da Unisinos, Flávia Sales e Janaína Avancini Pinheiro, pelas professoras Priscila Lora, Rafaela Scheffer e pela coordenadora do PPG em Enfermagem, Patrícia Treviso. 

 

Confira a matéria na íntegra.

Unitec Porto Alegre será referência em comunicação e convergência digital

O lançamento da Unitec Porto Alegre leva para a capital toda a expertise do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos. 

 

A inauguração da unidade, que fica junto ao campus da Unisinos, ocorreu com todas as salas todas ocupadas. Uma iniciativa que coloca mais de 20 anos de experiência no setor da tecnologia ao alcance dos empreendedores de Porto Alegre.

 

Confira detalhes da inauguração.

Go.GlobalX: Primeira edição é marcada pela geração de conexões

O Go.GlobalX, com sua primeira edição realizada em 2021, foi criado com o intuito de desenvolver ideias de negócios inovadores com potencial de impacto global, aumentar a taxa de sucesso destes negócios e potencializar a transformação de conhecimento em empresas. 

 

Assim, ao longo de 9 meses, 35 empresas participarão do programa, que tem foco em internacionalização. No  Go.GlobalX, as empresas que vencem, recebem a oportunidade de serem aceleradas em incubadoras do exterior. Neste ano, os países-foco foram o Canadá e a Estônia. 

 

Entenda mais sobre o programa.

Gravataí recebe o PradoTech

O PradoTech coloca Gravataí no mapa da inovação e tecnologia. O parque tecnológico terá 30 mil metros quadrados e futuramente deverá abrigar até 120 empresas âncoras e startups. A estimativa é gerar cerca de cinco mil empregos de alto valor agregado. O investimento previsto é de R$ 200 milhões. 

 

A primeira grande ação do PradoTech será o lançamento da Casa das Startups, que deve acontecer no primeiro trimestre de 2022. A incubadora será gerida pelo Unitec.

 

Conheça mais sobre o projeto.

 

Tecnosinos inaugura novo showroom

 

O espaço foi remodelado, e agora é mais digital e interativo. A ideia é que seja a expressão das novas tecnologias produzidas pelas empresas do Parque. Um ambiente alinhado com o momento atual, para ser utilizado por startups, pelas empresas consolidadas, para o Programa Talentos e pela Academia.

 

O Showroom foi criado, em 2013, com a proposta da exposição dos produtos das empresas do Tecnosinos. Um projeto pioneiro, como destaca a diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, mas, que foi se perdendo ao longo do tempo. “A ideia deste novo espaço é dar uma renovada, fazer com seja uma demonstração das tecnologias que a gente produz aqui. Será importante não só para a institucionalidade do parque tecnológico, mas para os empreendedores”, ressalta Kakuta.

Veja mais sobre o espaço em nosso site.


23 de Dezembro de 2021
Destaque Go.Global Prêmio Roser Programa Talentos Roser Award Showroom Tecnosinos