Gravataí recebe o PradoTech

Investimento no parque tecnológico é de R$ 200 milhões    

 

Colocar Gravataí no mapa da inovação e tecnologia. É isso que representa a chegada do parque tecnológico PradoTech à cidade da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Lançado recentemente, o local terá 30 mil metros quadrados e futuramente deverá abrigar até 120 empresas âncoras e startups, que podem gerar cerca de cinco mil empregos de alto valor agregado. O investimento previsto é de R$ 200 milhões. 

 

O PradoTech busca trabalhar com projetos relacionados à inteligência artificial, internet das coisas, nanotecnologia, robótica, biomedicina e energia e baterias. A cidade de Gravataí foi escolhida por conta da localização e da abertura que vem dando ao ramo da inovação. Quem afirma isso é o presidente da Domus Urbanismo, responsável pelo empreendimento, Carlos Gerdau Johannpeter. “A cidade vem demonstrando grande progresso no setor de indústrias tecnológicas”. O empresário também afirmou que o PradoTech trará oportunidades em relação à educação. “Gravataí tem uma população jovem, com ideias importantes, sendo as condições ideais para receber o Parque.” 

 

A primeira grande ação do PradoTech será o lançamento da Casa das Startups, que deve acontecer no primeiro trimestre de 2022. A incubadora será gerida pelo Unitec, que incuba as empresas localizadas no Tecnosinos, o parque tecnológico da Unisinos. “Estamos preparando 10 startups junto ao Sebrae e em fevereiro vamos abrir um edital para novas ideias de empresas”, afirma Susana Kakuta, atualmente CEO do Tecnosinos. 

 

Para o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon (MDB), a chegada do PradoTech representa uma virada de chave para a cidade. “Será que percebemos o momento que estamos vivendo em Gravataí?”, indagou Zaffalon. Por fim, o gestor informou que a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia vai passar a funcionar no local. “Queremos acelerar o crescimento do setor no município”, concluiu.


14 de Dezembro de 2021
Tecnosinos