Go.GlobalX: Primeira edição é marcada pela geração de conexões

Ao longo de 9 meses, 35 empresas participação do programa, que tem foco em internacionalização 

A primeira edição do programa Go.GlobalX aconteceu em 2021. O programa foi criado com o intuito de desenvolver ideias de negócios inovadores com potencial de impacto global, aumentar a taxa de sucesso destes negócios e potencializar a transformação de conhecimento em empresas. O principal diferencial deste programa com relação a outros, é que as empresas que vencem, recebem a oportunidade de serem aceleradas em incubadoras do exterior. Neste ano, os países-foco foram o Canadá e a Estônia. 

A iniciativa é uma parceria entre parques tecnológicos de três universidades gaúchas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Sebrae e Unicred. O diretor de inovação do Sebrae, Gustavo Moreira explica que o grande destaque do Go.GlobalX é gerar conexões. “Temos o foco na internacionalização. De jogar as empresas para abrir possibilidades internacionais. Mostrar que existem outros mercados e que eles devem estar atentos às oportunidades existentes”. 

Sobre as parceria entre os parques tecnológicos, Sebrae e Unicred, Moreira coloca que por muito tempo as instituições atuaram no ramo de inovação e empreendedorismo de forma individual. “Pensamos em um projeto que fosse inédito para todos, para entregarmos algo único. Trabalhamos em uma linha de convergência e isso foi bem legal”. 

A CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, afirma que o Go.GlobalX foi uma iniciativa pioneira de muito sucesso. “Deu tão certo que a próxima etapa será estender esse programa para o envolvimento de startups de todo o Estado”. Ela explica que o programa é uma oportunidade única de fazer nascer startups de classe internacional. “Acho que temos um caráter pioneiro, de bastante esforço inter-organizacional das instituições envolvidas, de parceiros estratégicos. Estamos fazendo um esforço, no sentido de transformar a economia do estado do Rio Grande do Sul numa economia portadora de futuro”, finalizou a CEO. 

Das 35 startups que começaram, 7 foram finalistas do programa. A vencedora foi a Ubivis, de Curitiba, que trabalha com tecnologia para a indústria 4.0.


03 de Dezembro de 2021
Tecnosinos