Prêmio Roser destaca impacto social

Competição promovida pelo Tecnosinos em parceria com Sebrae/RS e Semente Negócios premia startups de base tecnológica durante a Semana Global de Empreendedorismo, realizada no campus da Unisinos Porto Alegre.

Promovido anualmente, o Prêmio Roser teve como foco central a discussão dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em sua oitava edição, a premiação que seleciona projetos com potencial para incubação na UNITEC teve a participação de 20 equipes inscritas, provenientes de diversas universidades.

Os vencedores do Prêmio Roser têm a oportunidade de apresentarem seus pitches para a banca de seleção da UNITEC, e, se aprovados, recebem isenção no período de incubação, sendo seis meses para o primeiro colocado e três meses para segundo e terceiro lugares. A seleção dos vencedores ficou por conta dos próprios participantes, que avaliaram os projetos e democraticamente elegeram os seus favoritos, demonstrando o amadurecimento do perfil dos participantes e a evolução do prêmio.

Como resultado, o primeiro lugar ficou com o projeto “Missão Diversão”, que visa sensibilizar casais a adoção tardia, conectando-os com crianças através de eventos divertidos. Já o segundo lugar ficou com a equipe “Girassol”, criadora de uma plataforma digital que conecta pessoas e empresas sócio responsáveis a projetos sociais. Em terceiro lugar, houve empate entre “Ipet”, idealizadora de um aplicativo para identificação de controle vacinal e histórico de saúde de animais, e “O Meu Propósito”, plataforma de mapeamento voltada à educação.

Formada por representantes da incubadora, da Unisinos e de empresas convidadas, a banca de seleção da UNITEC acontece no próximo dia sete de dezembro e a incubação das novas startups inicia em janeiro. Para Eduarda Sawaya, Analista Técnica de Gestão de Projetos do Tecnosinos, o prêmio fortalece um novo perfil de empreendedor, focado em resultados para empresa e para o coletivo. “O prêmio representa a abertura de portas do Parque Tecnológico de São Leopoldo para startups com perfil transformador e de impacto. Ele expande oportunidades para jovens empreendedores, ao mesmo tempo em que fortalece o ecossistema de inovação da UNITEC e do Tecnosinos”, destaca.


07 de Dezembro de 2018
Prêmio Roser