Unisinos assina convênio de cooperação com ECNU

Na última semana, o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino; o diretor da Unidade de Operações e Serviços, Cristiano Richter; e a diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta, embarcaram para China e Coreia.

Na China, a comitiva da Unisinos participou do Xangai Fórum 2019. Evento realizado pelo Fudan Development Institute (FDDI), co-patrocinado pela Fudan University e pela Korea Foundation for Advanced Studies (KFAS). O Fórum tem como objetivo construir uma plataforma interativa para comunicação multilateral entre círculos acadêmicos, políticos, comerciais e de imprensa, através da qual problemas significativos na Ásia e no mundo são discutidos de forma abrangente e profunda, a fim de buscar consenso sobre os aspectos econômicos, políticos e sociais da Ásia.

Neste ano, o evento teve como tema “Ásia em meio à remodelação global: desafios, desenvolvimentos e novos paradigmas” e contou com quatro painéis, “Nova tecnologia: inovação e desenvolvimento social”, “Novo pedido: Incerteza Global e a Reestruturação Mundial”, “Nova Altura: Xangai rumo a uma excelente cidade global” e “Nova era: China em uma nova rodada de reformas e abertura”, com um total de 30 mesas redondas.

O Xangai Fórum 2019 reuniu mais de 700 convidados e representantes de think tanks, universidades, governos, empresas, mídia, entre outras instituições nacionais e internacionais. “O Fórum foi muito bom. Um tema que perpassou de maneira bastante sutil, mas efetiva, foi o tema da civilização. É um grande debate em torno do que nós estamos entendendo como a civilização contemporânea”, contou Pe. Marcelo.

Em Xangai, o reitor da Unisinos e a vice-presidente da East China Normal University, Mei Bing, assinaram convênio de cooperação entre Unisinos e ECNU, que abrange várias áreas do conhecimento. O intercâmbio de professores e alunos também esteve em pauta.

Na abertura do encontro, no campus de North Zhongshan Road, Mei sintetizou a evolução e os destaques da ECNU (listada nos projetos “211”, “985” e “Double First-class”), bem como os esforços da universidade para promover a sua internacionalização. Pe. Marcelo destacou o foco da Universidade no desenvolvimento e inovação, temas de grande interesse para as relações entre Brasil e China.

“Nós temos muitas opções para podermos desenvolver ações em parceria no campo das relações internacionais e no próprio campo da educação. Acho interessante termos um foco como toda essa temática da educação está sendo desenhada aqui na Ásia”, afirmou o reitor.

Participaram do encontro, a estudante de doutorado da ECNU e docente da Unisinos, Quelen Cassini; o Embaixador, Gilberto Moura; o Conselheiro, Mário Araújo; o diretor da Divisão de Intercâmbios Internacionais da ECNU, Zhou Yunxuan; entre outros representantes de ambas as instituições.

Sobre a ECNU
A Universidade Normal do Leste da China (ECNU) é uma universidade pública abrangente de pesquisa em Xangai. Fundada em outubro de 1951, a universidade possui mais de 22 escolas, faculdades e institutos, localizados em dois campi ao longo de Minhang e Putuo. A ECNU também compreende 2 escolas afiliadas na área metropolitana da cidade: NYU Shanghai em Pudong; eAsia-Europa Business School em Zizhu International Education Park. A universidade mantém uma Estação Nacional de Observação e Pesquisa de Ecossistemas Florestais no Parque Florestal Nacional de Tiantong, Ningbo, província de Zhejiang. São oferecidos 81 cursos de graduação, 110 mestrados, 75 doutorados.

*Por: Comunicação Institucional Unisinos

30 de Maio de 2019
Destaque