Jovens pesquisadores premiados ganham espaço no Tecnosinos

Alunos da rede pública de São Leopoldo expuseram os trabalhos vencedores da Motic na Unitec

Com apenas oito anos, Lorenzo Lopes Costa já pode se considerar um pesquisador veterano. Ao lado do colega Davi Deon, 7, ele expôs seu projeto sobre energia eólica — com direito a maquetes de cataventos, redes de transmissão e distribuição — pela quarta vez no ano, no início de novembro, no saguão da Unitec, aqui no Tecnosinos. 

Os alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris, localizada no bairro Vila Tereza, em São Leopoldo, estão entre os premiados na Motic 2019 – Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências, promovida pela Prefeitura de São Leopoldo. 

Ao lado de outros pequenos pesquisadores, também premiados, eles tiveram a oportunidade de expor o resultado da pesquisa no ecossistema de inovação e empreendedorismo do parque, iniciando um contato que pode trazer grandes frutos — para todas as partes envolvidas. 

“A parte mais difícil foi apresentar na Fico (feira interna da escola), depois fomos pra Motic e daí na Mostratec Jr. Agora já estamos craques”, contou um sorridente Lorenzo, recapitulando as etapas recentes da dupla de pesquisadores na missão de entender e explicar os benefícios da geração de energia a partir da força dos ventos.   

Por trás dessa oportunidade aos jovens, está uma aproximação entre Prefeitura de São Leopoldo, Unisinos e Tecnosinos, como explica a coordenadora do Programa Talentos do Tecnosinos, Tassiane Kinetz. “Com essa aproximação, nós queremos estimular que os alunos continuem pesquisando, estudando e se qualificando, porque o parque precisa de pessoas qualificadas. Quem sabe, no futuro, eles não possam trazer suas ideias para cá, seja para incubar ou mesmo como colaboradores”, projeta.

Futuros protagonistas do Tecnosinos

Para a coordenadora do núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo, Lisiani Moraes da Rosa, o objetivo central da aproximação dos alunos premiados na Motic com o Tecnosinos é estimular a formação de novos talentos. “Nós tentamos aliar o conhecimento teórico ao conhecimento prático por meio da iniciação científica, e com isso nós estamos mostrando que não é preciso buscar profissionais e empresários lá fora. São Leopoldo é capaz de formar”, garantiu, orgulhosa ao ver o desempenho dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede pública municipal, que conta com 50 escolas atualmente. 

Os estudantes contaram com um prestígio internacional durante o evento. Isso porque a exposição coincidiu com o primeiro dia de atividades da segunda edição do desafio Meeting Unisinos – UAS7, que reuniu estudantes brasileiros em um intercâmbio de conhecimento com pesquisadores e professores do Chile e da Alemanha. Ao passarem pelo saguão, eles conheceram os projetos, com o auxílio de um dos monitores do desafio, que traduzia o que os pequenos falavam.

“Eles fizeram um trabalho muito bom. Percebemos que todos os materiais foram confeccionados por eles, e isso é ótimo. Também notamos que eles não tiveram problemas para se comunicar. Estão de parabéns”, reconheceu Herman Kohl, 34 anos, representante da Universidade de Santiago do Chile (USACH).


27 de Novembro de 2019
Tecnosinos