Segundo desafio Meeting Unisinos – UAS7 está com inscrições abertas

Evento dedicado ao intercâmbio de conhecimento vai propor soluções para a cidade e região em quatro dias de atividades

Grandes ideias nascem da colaboração e é por isso que o Tecnosinos se uniu à Unisinos, universidades alemãs, Prefeitura de São Leopoldo e ao H2Hub para promover a segunda edição do desafio Meeting Unisinos – UAS7. Com quatro dias de duração, o evento é dedicado a acadêmicos da Unisinos, PUC e UFRGS, que vão trabalhar em conjunto com universitários do Chile e da Alemanha. O desafio ocorre de 11 a 14 de novembro, no campus da Unisinos, em São Leopoldo. As inscrições estão abertas até o dia 6 de novembro, pelo site oficial do desafio

Essa troca de experiências, combinada com cooperação internacional e intercultural, vai dar origem a ideias inovadoras para resolver dilemas relacionadas ao município e à região. É por isso que, neste ano, o desafio tem como tema “moving the city”. Além disso, os vencedores do desafio também recebem o Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação.

Coordenadora do curso de Engenharia de Materiais e Engenharia Biomédica da Unisinos, a professora Tatiana Rocha entende que a aplicação prática do desafio é o principal fator que o diferencia da edição de 2018. “A gente resolveu fazer algo mais focado, para que possamos, no final, apresentar ideias de soluções para a cidade. Foi um trabalho em conjunto com a prefeitura, que nos elencou temas macros para trabalhar”, conta Tatiana, que é a coordenadora do evento. 

Reunidos em grupos que vão necessariamente misturar alunos de diferentes países e instituições, os estudantes vão percorrer a cidade antes de propor as soluções. “Está previsto um tour pela cidade na programação para conhecerem e verem a realidade da cidade. Vai ser bem prático: escolas, postos de saúde e Rio dos Sinos são os principais temas, focando em meio ambiente, mobilidade urbana, saúde e toda essa parte de cidades inteligentes como um todo”, projeta a professora.

Mercado atento à multidisciplinaridade 

Mais do que beneficiar a cidade com as ideias inovadoras para os problemas que afetam os moradores da região, o desafio Meeting Unisinos – UAS7 também vai garantir desenvolvimento pessoal aos participantes. E é aí que o formato de montagem dos times, em grupos multidisciplinares, com intercâmbio cultural, faz a diferença.

Em um contexto cada vez mais globalizado, o mercado de trabalho exige mais do que conhecimento técnico dos profissionais. “Já faz algum tempo que o perfil de profissional procurado é aquele que tem uma visão global. As questões técnicas de cada área são intrínsecas do profissional e indiscutíveis. O que se precisa são pessoas que saibam trabalhar em times multidisciplinares. A gente vem trabalhando na universidade há algum tempo com empresas que nos dizem exatamente isto: o mercado quer profissionais que consigam trabalhar em times com diversidade cultural, que saibam conviver de maneira harmônica e consigam trabalhar entendendo como cada um funciona. Vamos trabalhar isso diretamente”, garante Tatiana.

Saiba mais e inscreva-se

A programação completa do desafio está à disposição no site do evento. As inscrições estão abertas no mesmo endereço, até o dia 06 de novembro.

O quê: 2º Unisinos – UAS7

Quando: 11/11 a 14/11

Carga horária: 61 horas

Quem: aluno de Graduação, Lato, Estrito e Professor

Onde: Unisinos São Leopoldo

Investimento: gratuito

Apoio: SAP, SKA, Fraport, República da Cervejas, Work + Hotel e Stihl

Promoção: Unisinos, Tecnosinos, UAS7, FH Münster, H2Hub e Prefeitura de São Leopoldo


29 de Outubro de 2019
Destaque Tecnosinos