É preciso repensar o ambiente de negócios de São Leopoldo

A frase acima sintetiza a ampla análise feita pela diretoria da ACIST-SL na quarta-feira, 26, durante a apresentação da nona edição do Boletim Socioeconômico Trimestral, cujo bloco temático foi o Desenvolvimento Econômico. O levantamento, que apontou que o nível de atividade econômica caiu 15,2%, a perda de 1.845 postos de trabalho – principalmente dos setores de Comércio e da Indústria – e o fechamento de diversos estabelecimentos comerciais, enquanto o setor de Tecnologia manteve estabilidade nos empregos. Os dirigentes empresariais alertaram para a necessidade de avaliar profundamente a matriz econômica da cidade. “Precisamos de projetos público-privados para o município promover um melhor ambiente de investimentos e estimular a qualificação local da mão de obra”, ressalta o presidente da ACIST-SL, Siegfried Koelln.

A diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta, que também é vice-presidente de Tecnologia da ACIST-SL, destacou a importância do parque tecnológico para o resultado. “Os dados mostram o quanto foi acertada a decisão de mudar a matriz econômica da cidade e criar um polo tecnológico. Passados 20 anos, é possível ver com clareza o que isso significa para o futuro da cidade”.

Além disso, Susana entende que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) pode ser vista como uma oportunidade para nos reinventarmos, principalmente no que tange à formação de novos talentos. “No Tecnosinos, estamos engajados em um movimento de apoio para transformar jovens de São Leopoldo em potenciais talentos para o parque, com foco na área de TI”.

Os dados do Boletim também evidenciaram os efeitos negativos do fechamento dos estabelecimentos comerciais imposto desde março deste ano. De abril a junho, o setor Comercial perdeu 741 vagas de trabalho, ficando atrás somente da Indústria, que foi impactado pelo fechamento da fábrica Deca, ocorrido no final de 2019.

Veja o Boletim Socioeconômico Trimestral completo aqui.


28 de Agosto de 2020
Tecnosinos