XLabs Security: Segurança reforçada para Home Office de empresas

Além do sistema de saúde, a crise tem impactado a rotina de muitos negócios pelo mundo afora. E os reflexos dessa pandemia se percebem mais fortes principalmente naqueles que não possuem grandes recursos financeiros, como startups e pequenas empresas.

De acordo como uma pesquisa do SEBRAE, 89% dos empreendedores consultados já indicam que o coronavírus afetou o faturamento mensal de seus negócios. Isso porque o isolamento social é a principal recomendação das autoridades de saúde para conter a disseminação do coronavírus. Porém, a falta de circulação de pessoas nas ruas obriga os empreendedores a se reinventarem para manter seus negócios vivos.

Hoje, as pessoas estão mais conectadas do que nunca. O e-commerce tem sido a alternativa encontrada por boa parte das empresas para sobreviver à crise. Home office, chamadas de vídeo, e todos os recursos tecnológicos estão sendo parte das rotinas de todos mundo no intuito de minimizar os impactos da crise tanto sociais como econômicos.

E nesse novo panorama, a XLabs Security, startup incubada dentro da Tecnosinos, foi acompanhando os movimentos da crise e do mercado, e se adaptando ao contexto. A empresa, que é especializada em cibersegurança, teve como primeira medida colocar em prática o seu Plano de Continuidade dos Negócios.

“Mapeamos a possibilidade de home office em caso de desastres, mas nunca imaginamos que seria por uma pandemia”, explica o Founder e CTO da empresa, Maurício Corrêa, Especialista em Segurança da Informação.

No caso da XLabs, por ser uma empresa da área de tecnologia, em um dia as equipes já estavam trabalhando remotamente. No entanto, o que afetou mais no primeiro momento foram alguns clientes solicitando descontos, prorrogações nas faturas, entre outros casos. “Trabalhamos individualmente cada situação e ajudamos da melhor forma possível todos eles.”, conta Maurício.

Novo cenário

Muitos dos clientes da startup passaram para atividades em home office, o que exigiu uma maior demanda dos serviços da empresa, uma vez que em casa, os clientes precisavam interagir com uma plataforma ainda mais segura. “Nós precisamos aumentar a segurança desses usuários através da disponibilização de um sistema de segurança nosso, que permite acesso seguro às plataformas, mesmo estando em suas casas”, reforça Maurício Corrêa.

Alguns clientes perceberam a necessidade de coordenar melhor as equipes, conscientizá-las quanto aos perigos do home office, evitando possam ter os computadores infectados por vírus e acabem comprometendo informações ou dados da empresa. Maurício explica que “muitos colaboradores em suas casas utilizam um antivírus simples, pessoal e não aquele utilizado pela sua sendo este mais um risco a ser controlado”.

E a conta é simples: mais pessoas atuando remotamente exige mais segurança. As medidas de cibersegurança precisam ser ampliadas, pois os equipamentos e pontos de acesso utilizados nas residências não possuem um filtro para conteúdo na internet ou padrões adequados de configurações de segurança.

De acordo com o especialista em segurança, “muitas empresas fazem atualizações semanais de seus sistemas, mantendo sempre na melhor versão. Coisa que um computador doméstico muitas vezes não acontece em um computador doméstico”.

Nesse sentido, a XLabs presta uma consultoria especializada para seus clientes, aconselhando que todos cuidem mais de perto a questão da segurança da informação em suas empresas. “Nosso SOC (Centro de Operações de Segurança) está disponível 24/7 com especialistas em segurança treinados para auxiliar da melhor forma possível nos incidentes e principalmente na prevenção de incidentes de segurança”, reforça o profissional.

Rápida adaptação

Apesar do trabalho remoto necessário às equipes da Xlabs, a rotina da empresa não foi afetada. “Entramos em home office no dia 13 de março, antes mesmo de outras empresas entrarem na quarentena, e agora estamos começando a voltar o time técnico aos poucos”, salienta o CTO.

No entanto, a volta cautelosa envolve atenção especial a todas recomendações das entidades sanitárias. “Máscaras, álcool em gel, desinfetantes, limpeza constante nas salas, monitorarmos os colaboradores e sua temperatura corporal”, diz Maurício. Porém, aqueles que fazem parte de grupos de risco ainda permanecem em casa.

De olho nas oportunidades

Mantendo o mesmo foco nos mesmos serviços, a Xlabs explica que contava com um projeto futuro para criar um gateway seguro, a partir de um ponto de acesso centralizado dos clientes que possuem colaboradores atuando de forma remota. “O que mudou é que esse projeto foi antecipado, e hoje já se encontra em funcionamento”, revela o especialista.

Maurício entende que, em plena crise, o setor de saúde acabou ficando muito visado. “E estamos falando de pessoas mal-intencionadas se aproveitarem do momento e atacar e desestabilizar os serviços e sistemas da área da saúde”, explica. Assim, a startup começou a ser procurada pelo setor, como hospitais, laboratórios e até mesmo sistemas governamentais, para aumentar a segurança virtual dessas instituições.

Acabou que a XLabs ampliou seu ramo de atuação. “Já atendemos outros ramos do mercado como energia, petróleo, e-commerce’s, portos, turismo, entre outros e agora contamos com o ramo da saúde”, finaliza.

Dicas de Cyber segurança

O CTO da XLabs aproveita o momento para compartilhar algumas dicas básicas de segurança para computadores e sistemas. COnfira:

  • Nunca clicar em links desconhecidos: mesmo que esses sejam de contatos conhecidos. É importante sempre questionar o remetente da legitimidade de tal link;
  • Não preencher cadastros aleatórios: muitos cadastros falsos estão sendo espalhados pela internet com o objetivo de coletar seus dados pessoais e até financeiros. Sempre desconfie, os fraudadores podem utilizar as informações para diversos fins maliciosos e você pode sim ser prejudicado;
  • Nunca preencha cadastro pessoal com e-mail empresarial;
  • Não se conecte a redes públicas ou desconhecidas, elas são um risco para a segurança dos seus dados;
  • Utilize a autenticação de dois fatores onde for possível;
  • Se o computador for da empresa, utilize apenas para fins profissionais;
  • Fique alerta: muitas fraudes estão se disseminando neste período que já está sendo difícil para todos.

26 de Maio de 2020
Destaque Startups Tecnosinos