Unitec avalia desempenho da incubadora em 2020

Parte integrante do Ecossistema de Inovação da Unisinos, a Unidade de Inovação e Tecnologia – Unitec, avaliou o desempenho da incubadora em 2020. A análise realizada pela incubadora integra um relatório técnico que demostra os resultados obtidos e destaca os impactos da Unitec sobre o desenvolvimento regional.

De acordo com uma das executivas da Unitec, Marina Silva, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) acelerou a digitalização das empresas. “A produção e prestação de serviços no setor de informática – locomotiva da sociedade da informação – cresceu expressivamente no município de São Leopoldo, que passou a ser referência nessa área no estado do Rio Grande do Sul, modificando-se, sob certo aspecto, a matriz produtiva da região”.

As atividades de serviços de tecnologia da informação respondiam, em dezembro de 2019, por 5,1% da geração de emprego líquido em São Leopoldo. Nos primeiros seis meses do ano, houve um crescimento de 0,4%. Com isso, o setor passou a responder por 5,4% dos trabalhos formais na cidade. Marina explica que o setor de TI está entre os mais representativos na geração de receita, emprego e crescimento da renda em São Leopoldo. “As startups e empresas do Tecnosinos são responsáveis por grande desse crescimento”.

Marina também destacou as agendas conjuntas da Aliança para Inovação, realizadas através dos parques tecnológicos mais representativos do RS: Tecnosinos, Tecnopuc e Zenit-UFRGS. “Trabalhamos de forma integrada, com o objetivo de ampliar esforços e resultados na promoção de uma cultura de inovação na comunidade empreendedora e sociedade em geral, no acesso à infraestrutura tecnológica pelas empresas envolvidas e na construção de redes de colaboração e interação entre os atores envolvidos”, explica.


09 de Agosto de 2021
Tecnosinos