Unitec avalia desempenho da incubadora em 2019

O Rio Grande do Sul vem ganhando destaque no setor de desenvolvimento de startups nos últimos anos. De acordo com um levantamento do STARTUPBASE de 2019, o estado figura entre os 10 mais importantes em números de startups em desenvolvimento. Entre as cidades com maior quantidade de startups, a região Sul aparece entre os destaques, em 3º lugar.

Este posicionamento de destaque no estado do RS se deve ao fortalecimento da comunidade de startups, as novas oportunidades do mercado, ao trabalho dos agentes de fomento que estão ativos na região, assim como os parques tecnológicos, incubadoras e universidades. Os quais, estimulam e fomentam o processo de inovação e cooperação entre iniciativa privada e poder público. Entre os parques, destaque no RS estão o Tecnopuc e o Tecnosinos que, juntos, reúnem mais de 200 empresas e são responsáveis pela geração de mais de 10 mil empregos.

Incubadora do Tecnosinos, a Unidade de Inovação e Tecnologia – Unitec fez uma avaliação de seu desempenho ao longo do ano de 2019. A análise realizada pela instituição integra um relatório técnico que demostra os resultados obtidos e destaca os impactos da Unitec sobre o desenvolvimento regional. A gestora Cerne da Unitec, Tassiane Kinetz, destaca que a Unitec apoia e promove um ambiente para o desenvolvimento das startups incubadas. “Criamos inúmeras oportunidades de capacitação, consultoria e acesso a informações de mercado, além de iniciativas de benchmark para conhecer experiências e melhores práticas das suas áreas de atuação e até mesmo de internacionalização para as empresas nascentes aqui localizadas”.

Neste contexto, a Unitec busca mensurar diretamente os efeitos e contribuições socioeconômicas da incubadora para a região do Vale dos Sinos, verificando também os benefícios advindos da relação da incubadora com o município de São Leopoldo.


03 de Agosto de 2020
Tecnosinos