Unisinos e Tecnosinos firmam acordo com a East China Normal University

Na última terça-feira, 23, a delegação da Unisinos e do Tecnosinos realizou uma visita oficial à East China Normal University (ECNU), no campus de Putuo, em Xangai. A comitiva brasileira foi recebida pelo vice-presidente da ECNU, Prof. Wu Jian, que deu as boas-vindas, seguido pelas palavras do reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci. Na sequência, foi realizada a assinatura de acordos de cooperação entre as instituições.

O acordo firmado é extensivo ao Tecnosinos e ao complexo de parques tecnológicos vinculados à ECNU, incluindo o ECNU Science Park, criando possibilidades de parcerias em inovação, pesquisa aplicada e empreendedorismo tecnológico.

A visita também representou uma retribuição à vinda de uma comitiva da ECNU à Unisinos, realizada no início deste ano, fortalecendo ainda mais o elo de confiança e colaboração mútua entre as instituições.

Durante a programação, a universidade chinesa apresentou sua estrutura institucional por meio do vice-presidente da Universidade, que também assinou o acordo de cooperação entre as Instituições. Também estavam na cerimônia, a Professora Meng Yu, da Divisão de Cooperação e Intercâmbio Internacional, e detalhou as iniciativas do Centro Global de Educação, com foco nos programas para estudantes internacionais. O encontro contou ainda com um momento de debate e troca de experiências, seguido de uma visita guiada ao campus.

Entre os presentes também estavam representando a ECNU, HUANG Meixu, a diretora do Centro Global de Educação; KUAI Shuguang, diretor da Divisão de Cooperação e Intercâmbio Internacional; Chrissie Wang, diretora do Escritório de Admissão e Gestão de Estudantes Internacionais; Meng Yu, executiva da mesma divisão; e YAN Feiyi, responsável por projetos internacionais.

A visita consolida uma ponte estratégica entre Brasil e China, ampliando a colaboração acadêmica e tecnológica e aproximando os ecossistemas de inovação dos dois países. “Para o Tecnosinos, este acordo simboliza a construção de pontes internacionais de inovação, onde talentos, conhecimento e tecnologia podem fluir livremente, criando oportunidades transformadoras para nossos ecossistemas no Brasil e na China”, afirma Bitencourt.

Pe. Sérgio também reforça parceria. “Esse acordo, fortalece e amplia aquele assinado em 2019 pelo P. Marcelo. Agora, visamos ampliar em busca de bi titulação em algumas áreas, bem como possibilidades de intercâmbio entre alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores. Fomos recebidos com gestos de confiança e generosa hospitalidade. Há grandes possibilidades com essa parceria”, conclui.


26 de Setembro de 2025
Destaque Tecnosinos