Inscreva-se no Unicred Porto Alegre Health Alliance, um Programa de Inovação e Empreendedorismo na área da Saúde

Neste mês foi lançado o Unicred Porto Alegre Health Alliance – Programa de Inovação e Empreendedorismo na área da Saúde. Construído de forma colaborativa entre Unicred Porto Alegre, instituições que compõem a Aliança para a Inovação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), também Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Ernesto Dornelles (HED), GROW+, Ventiur, o movimento Pacto Alegre e a Associação Gaúcha de Startups (AGS).

“Esta iniciativa possibilitará aos nossos alunos da Escola uma capacitação quanto a metodologias de desenvolvimento de inovações com potencial de negócio voltadas a solução de problemas reais em saúde a partir do desenvolvimento novas ferramentas, produtos e processos através do conhecimento científico e tecnológico”, destaca a decana da Escola de Saúde da Unisinos, Rochele Rossi.

O programa visa desenvolver soluções inovadoras na área da saúde que tenham potencial de negócio, oferecendo capacitação quanto a metodologias de desenvolvimento de inovações, apoiando o sucesso profissional e um impacto positivo na sociedade.

Para isso, estudante de graduação e pós-graduação, preferencialmente da área da saúde, poderão formar equipes de três a seis membros e apresentarem soluções para problemas dentro de sete áreas específicas da cadeia de valor da saúde:

  1. Desenvolvimento e conhecimento: Pesquisa básica, pesquisa aplicada e ensino;
  1. Fornecimento de tecnologias e serviços: Farmacêuticos sintéticos, produtos biotecnológicos, equipamentos médicos hospitalares, órteses e próteses, materiais médicos e tecnologia da informação;
  1. Serviços de Saúde: Promoção da saúde, proteção da saúde e prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação, monitoramento e gestão de doenças crônicas;
  1. Intermediação financeira: Pública (SUS), Privada (operadoras de saúde: seguro saúde, autogestão, medicina de grupo, cooperativa, filantrópicos), Gastos diretos (empresas e indivíduos);
  1. Financiamento da saúde: Público-governo, privado-empregadores, privado-indivíduos;
  1. Consumo: Pacientes, indivíduos saudáveis, empresas;
  1. Distribuição de produtos e serviços de saúde: Distribuição de produtos de saúde, Comercialização de serviços de saúde, Varejo generalista e especializado.

Durante o programa, serão realizadas quatro etapas, que vão desde workshops e mentorias, uso de ferramentas, desenvolvimento de MVP (Mínimo Produto Viável), pitch em vídeo e a grande final que ocorrerá dentro da programação do South Summit Brazil – Porto Alegre.

Dez projetos serão escolhidos para participarem do pitch day no evento internacional que ocorrerá na capital gaúcha em maio de 2022, estes passarão por uma banca de empresários e investidores indicados pelo programa e destes, quatro serão escolhidos vencedores. A banca escolherá conforme seus critérios por meio de consenso, do primeiro ao terceiro lugar por destaque em inovação e empreendedorismo, já o quarto lugar será premiado por destaque em Environmental, Social and Governance (ESG).

O primeiro lugar receberá R$ 10 mil Reais, o segundo lugar 7 mil Reais e o terceiro lugar 3 mil Reais para usarem no desenvolvimento de seus projetos. Além disto outras premiações estarão disponíveis aos quatro vencedores:

  • horas de mentorias sobre empreendedorismo, inovação, negócios, mercado financeiro
  • participação em eventos e capacitações em empreendedorismo e inovação
  • acesso a programas de incubação e aceleração
  • mentoria e consultoria em programas de desenvolvimentos de startups
  • conexão entre projetos, especialistas da saúde e investidores
  • ambiente hospitalar e/ou educacional para rodar o MVP
  • apoio em pesquisa aplicada e logística administrativa
  • apoio na construção de banco de dados
  • parecer técnico científico
  • apoio na implementação do projeto

Após a final, no South Summit Brazil – Porto Alegre, os dez participantes desta etapa serão convidados a apresentarem seus projetos em uma feira de inovação para possíveis empresários e investidores, com foco em desenvolvimento e captação de recursos para seus projetos.

As inscrições acontecem via aplicativo (APP) do Uni4Life, disponível nas lojas de aplicativos online, e vão de 01/02/2022 até 07/03/2022.


04 de Fevereiro de 2022
Destaque Tecnosinos