Tem Médicos: Health tech do Tecnosinos aposta na telemedicina

Já imaginou você sair para viajar vivendo uma vida normal e, na hora de voltar, se deparar com uma pandemia? Foi o que aconteceu com o advogado Fernando Ferreira Junior e com o empresário Elcio Adriano Hugentobler, sócios da startup Tem Médicos. Ao desembarcarem no Rio Grande do Sul, procuraram por serviços de telemedicina para garantir as consultas de rotina. E foi aí que encontraram dificuldades. “Buscamos atendimento virtual para não se expor ao vírus. Ninguém sabia nos informar sobre onde encontrar o serviço. Aí que surgiu a ideia de criar um serviço de telemedicina”, explicou o sócio Fernando. A startup está incubada no Tecnosinos há um ano e foi escolhida pelo knowhow e notoriedade do parque. 

Por telemedicina se entendem atendimentos que são realizados de forma remota, ou seja: videochamada, ligação ou mensagens. “Muita gente não sabe, mas o socorro que pedimos aos bombeiros quando uma criança se engasga, por exemplo, também é uma telemedicina”, explicou Elcio, sócio da startup. 

 Na Tem Médicos, as especialidades oferecidas são: clínico geral, pediatria, gastroenterologia, psiquiatria, psicologia, dermatologista, ginecologista. A plataforma utilizada foi desenvolvida com a tecnologia da criptografia para garantir a segurança das informações do paciente. Para utilizar a Tem Médicos, é preciso que a pessoa compre um plano para ter direito às consultas. Todos os agendamentos e atendimentos são realizados pela plataforma. Os atendimentos de clínico geral e pediatria não possuem custos adicionais. 

A fim de ampliar o leque de atendimentos, a startup firmou convênios com diversas clínicas físicas e laboratórios. Assim, os pacientes podem fazer consultas que exijam exames físicos em consultório, por exemplo. Também há a possibilidade de consultar com os médicos das clínicas de forma virtual. Assim, os pacientes possuem mais opções de especialistas. Também foram estabelecidos convênios em laboratórios para a realização de exames.

O serviço de telemedicina é ofertado para pessoas de todo o Brasil e, mais recentemente, também para brasileiros que vivem na Irlanda. “Como muitas vezes há dificuldade na comunicação, esses brasileiros consultam por telemedicina com um médico brasileiro. Ele manda o receituário, que pode ser traduzido” explica Fernando. “É um novo mercado que surgiu. Ainda é algo recente”, complementou Elcio, também sócio.  No Brasil, as consultas presenciais nas clínicas parceiras são ofertadas em Novo Hamburgo, Sapiranga, Cachoeirinha, Alvorada, Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Arroio do Sal e Cidreira. Ao longo de dois meses efetivamente no mercado, já foram realizadas mais de 100 consultas pela plataforma. 

Você pode conhecer mais sobre o trabalho da Tem Médicos no site e no Instagram.


11 de Novembro de 2021
Agenda Destaque Empresas Tecnosinos