Tecnosinos recebe aprovação em edital da Fapergs para fortalecer startups e empreendimentos inovadores

O Tecnosinos, por meio da Incubadora Unitec da Unisinos, teve projeto aprovado no Edital FAPERGS 04/2025 (Programa de Apoio aos Ecossistemas de Inovação). O projeto, enquadrado no Pilar 2, prevê o desenvolvimento de soluções tecnológicas e a elevação do nível de maturidade tecnológica (TRL) de startups e empreendimentos inovadores da região.
Benefícios para as startups e empreendimentos inovadores:
-Aceleração tecnológica: apoio técnico e recursos para elevar projetos de TRL 3–4 para TRL 5–6+, com provas de conceito e validação em ambientes reais.
-Apoio à comercialização e escalabilidade: metodologias para validação de mercado, desenvolvimento de produto e estratégias de entrada comercial.
-Fortalecimento de capacidades: orientação em P&D, gestão tecnológica, mentoria especializada e seleção de bolsistas para desenvolvimento dos projetos.
-Fomento à sustentabilidade e resiliência climática: incentivo a soluções com foco na mitigação das mudanças climáticas e práticas sustentáveis.
-Conexões e networking: articulação com ICTs, setor produtivo e investidores, ampliando oportunidades de parcerias e captação.
Impacto regional
O projeto promoverá o fortalecimento do ecossistema de inovação de São Leopoldo, estendendo‑se a Porto Alegre e Gravataí, gerando maior competitividade, atração de investimentos e criação de empregos qualificados, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região.