Tecnosinos na luta contra o coronavírus

A tecnologia tem sido a principal ferramenta para enfrentar o coronavírus. Universidades, empresas e outras entidades estão se dedicando diariamente a buscar soluções para a pandemia.

1º Hackathon – Desafio Covid-19

O Tecnosinos reuniu forças para buscar e ajudar no combate ao Covid-19 no Vale dos Sinos. Uma das primeiras iniciativas foi a realização do 1º Hackathon – Desafio Covid-19

Uma maratona multidisciplinar online, colaborativa e aberta para desenvolver soluções que atendam às necessidades da saúde pública no combate ao coronavírus. O objetivo foi desenvolver novas funcionalidades para o aplicativo de consulta médica da Eagle Care.

A solução vai permitir que a rede pública de saúde dos municípios, conte com soluções que facilitem e melhorem o diagnóstico do Covid-19, a comunicação com a sociedade, bem como a assistência médica e hospitalar.

A diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta, destacou a complexidade do momento, onde união é fundamental. 

“Cada um dos voluntários é muito importante para o trabalho. Estamos buscando vencer o coronavírus também pela inovação, porque nada era conhecido. Essa é uma jornada única, virtual. O desenvolvimento da solução conta com professores das escolas de Saúde, Direito e Politécnica da Unisinos”.

Parceria entre Unisinos, Hemocord e Tecnosinos

Um dos desafios diários das equipes de saúde são os testes para o coronavírus. No Brasil, existe uma limitação de estrutura para a realização desses testes para identificar casos de Covid-19. Isso dificulta a avaliação do quadro real de evolução da doença.

Para ampliar a capacidade de diagnóstico no Vale dos Sinos, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o Hemorcord Biotecnologia e o Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), fizeram uma parceria para o processamento de testes.

Instalado no Tecnosinos desde 2019, o Hemocord é uma empresa de biotecnologia e banco de células-tronco de sangue e tecido de cordão umbilical, com laboratório de criopreservação.

A CEO da empresa, a médica Karolyn Sassi Ogliari, explica que o laboratório lida com materiais biológicos com alto nível de segurança. “Testar a população é um dos pontos chaves no combate à epidemia. Nós, da área da saúde, temos um papel social importante. Esta é uma forma de contribuir e ajudar a sociedade”.

Os testes para diagnóstico do novo coronavírus serão processados no laboratório do Hemocord, em parceria com a Escola de Saúde da Unisinos. Como forma de ampliar a capacidade, durante a pandemia, também serão utilizados equipamentos do Instituto Tecnológico Nutrifor (itt Nutrifor). 

Além disso, o espaço vai contar com voluntários da Escola de Saúde da Unisinos, que vão auxiliar na operação. Com isso, será possível ter um sistema de testes que opere 24 horas por dia.

Produção de protetores faciais em impressoras 3D

A falta de equipamentos de proteção para as equipes de saúde é mais um dos desafios diários. Para ajudar, o Tecnosinos uniu forças para produzir máscaras do tipo N95 para as equipes que atuam na linha de frente no combate do coronavírus. 

Empenhados em desenvolver uma solução de baixo custo para a produção de protetores faciais, os sócios da X4 Tecnologia, Lucas Feil e Thiago Merib, em parceria com o Tecnosinos, desenvolveram um projeto que utiliza tecnologia de corte a laser. 

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é recomendado para a face e de uso complementar as máscaras que são utilizadas por médicos e enfermeiros que atuam na linha de frente no combate à pandemia. 

Para desenvolver a solução, Merib explica que foram analisados diversos projetos que utilizam impressão 3D. Os primeiros protótipos foram realizados e testados nos últimos dias na Unitec. Utilizaram uma máquina de corte a laser CNC com chapas de acrílico PETG.

A diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta, diz que a ideia surgiu a partir de conversas com gestores de saúde da região. “Esta é uma solução que chega direto em quem está na linha de frente no tratamento aos pacientes do Covid-19. Nosso ecossistema está junto, focado e estruturado na busca de soluções inovadoras para este momento”.

A X4 Tecnologia vai disponibilizar o projeto de forma gratuita para download, com instruções para impressão e montagem.

Os insumos estão sendo doados por empresas, startups e funcionários do Tecnosinos, pela ACIST-SL e pelos jesuítas da Unisinos. O projeto conta com apoio das Escolas de Saúde e Politécnica da Universidade.

As empresas e pessoas interessadas em ajudar devem entrar em contato com o Tecnosinos, por meio do telefone (51) 99729-9001 ou pelo email unitec@unisinos.br.

 


15 de Abril de 2020
Empresas Startups Tecnosinos