Tecnosinos e Sebrae lançam parceria para impulsionar startups

O Tecnosinos e o Sebrae assinaram um acordo na última quarta-feira, 22, para conectar startups e estudantes aos desafios tecnológicos das empresas do Parque. A parceria prevê a realização de uma série de capacitações e projetos ao longo de 2023 que irão potencializar o desenvolvimento de novas startups e empresas de base tecnológica, ampliando o suporte e os serviços ofertados para as incubadas.

Para o gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt da Silva, a iniciativa tornará o ambiente de inovação da Unisinos mais dinâmico e vibrante. “São oportunidades para as empresas vinculadas ao Tecnosinos e para estudantes, professores e pesquisadores que ambicionam empreender estreitando a relação entre o conhecimento gerado na Universidade e o empreendedorismo inovador”, explica.

No lançamento do acordo, foram apresentados os programas que serão realizados. O HackLab é um deles: trata-se de uma maratona de imersão na qual estudantes, professores, profissionais e empresas se reunirão para criar projetos e soluções a partir de um desafio proposto. O StartupRS Start também faz parte do pacote e será destinado aos projetos de estudantes, professores e startups em estágio inicial que buscam estruturar e validar uma ideia ou modelo de negócios.

As startups e empresas ainda terão oportunidade de receber aceleração, consultorias e apoio para participação em eventos de inovação e feiras por meio do Conexão Tecnológica do SebraeX. Por fim, o StartupRS Conecta oferecerá um programa de aceleração com ênfase em saúde, a fim de criar oportunidades de negócios neste setor.

O gestor de Inovação do Sebrae, Lucas Meinhardt, ressalta que essa parceria com o Tecnosinos faz parte de um olhar para todo o ecossistema Unisinos e região. “Para o Sebrae, conectar algumas das iniciativas do SebraeX a um dos principais parques tecnológicos do país nos ajuda muito a ampliar a nossa capilaridade e fortalecer o posicionamento de levar inovação para o mercado”, completa.

Também participaram do encontro o reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, o decano da Escola Politécnica da Unisinos, Sandro Rigo, o gerente do Sebrae Sinos, Caí e Paranhana, Marco Copetti, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) de São Leopoldo, Juliano Maciel, a diretora presidente da Fundação Municipal de Saúde de São Leopoldo, Paula Suséli Silva, além de gestores do Sicredi e Santander.


23 de Março de 2023
Destaque Tecnosinos