Talentos Inclusion recebe a primeira turma

Quando pensamos no ecossistema de inovação, muitas vezes, nos esquecemos de que apesar dos grandes avanços, o mercado de trabalho em tecnologia ainda carece de mais oportunidades às pessoas com deficiência. Pensando em aproximar os jovens PcDs deste ambiente, além de despertar interesse pela tecnologia e empreendedorismo, foi realizado, em junho, a primeira edição do Programa Talentos Inclusion, no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos.

Um grupo de 40 alunos PcDs do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) São Leopoldo teve o primeiro contato com as atividades do parque. Eles conheceram o funcionamento da incubadora Unitec. Também participaram de um bate-papo na SAP sobre as práticas de inclusão adotadas pela empresa. Para a coordenadora do Programa Talentos, Tassiane Kinetz, um dos papeis da incubadora é fazer essa integração dos jovens com o ecossistema. “As barreiras podem ser quebradas por qualquer pessoa, independente de ter alguma necessidade especial ou não. As empresas do Tecnosinos têm a consciência de que precisam ter PcDs integrados à sua equipe”.

A professora do Programa Jovem Aprendiz do Senac São Leopoldo, Muriel Haupenthal, entende que o Talentos Inclusion ajuda a desmistificar a questão da tecnologia e inovação como sendo algo inacessível, aproximando os jovens deste mercado. “Foi importante conhecer as empresas incubadas e verificar que coisas do cotidiano deles podem ter sido produzidas por pessoas da região. Um fator que enriqueceu a visita, foi a preocupação com a inclusão e a diversidade, mostrando que todos têm condições de se desenvolverem enquanto profissionais”.

Davidson Orlowski Nunes, 18 anos destacou a importância de adquirir conhecimento para o futuro. “Fiquei fascinado quando vi que um cara simplesmente fez um drone para campos de plantações, por conta das áreas de risco dos pilotos dos aviões”.

Para Daniel dos Santos, 18 anos, que visitou o Tecnosinos pela primeira vez, saber lidar com a diversidade é fundamental. “Foi uma experiência legal. A pessoa pode ter um limite. Mas, vai aprendendo o que não sabe. E, a cada etapa, vai evoluindo e aprende a lidar com as pessoas”.

Criado em 2011, o Programa Talentos já recebeu mais de 5 mil alunos, vindos de escolas em um raio de 50 quilômetros de São Leopoldo. Desde o início do semestre, está dividido em três modalidades: Escola, Inclusion e Mulheres. Para participar do programa, professores e coordenadores de escolas públicas ou privadas, devem entrar em contato pelo email talentos@unisinos.br.

Inspiring Solutions Programme

Concorrendo com o Programa Talentos, o Tecnosinos é um dos dez finalistas do Inspiring Solutions Programme, iniciativa da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, na sigla em inglês), edição 2019. A ação busca premiar os empreendimentos que mais contribuem para inspirar outras comunidades no desenvolvimento de novas ideias, negócios e projetos de inovação no mundo. O resultado do Inspiring Solutions será anunciado durante a 36ª Conferência Mundial da IASP, realizada em setembro, em Nantes, na França.

 


28 de Junho de 2019
Destaque Programa Talentos Tecnosinos