StartUps X Coronavírus: Dicas para superar a crise

O impacto humano e social do COVID-19 é grande e ataca todos os setores da nossa sociedade. A pandemia mundial parece ainda estar em uma fase inicial, e se pudermos nos unir, estabelecer o distanciamento social e quaisquer outros meios de frear a propagação desse vírus, será mais rápido de enxergar uma luz no fim do túnel.

É sabido que essa atitude de distanciamento social, dura, mas necessária para o período que nos desafia, tem um reflexo claro na economia. E como em todos os setores, as StartUps também sofrem esse baque.

Ao que indicam os órgãos de saúde competentes, minimizar o problema é prolongar o tempo necessário a quarentena da população, garantindo que o sistema de saúde não fique sobrecarregado. Junto a isso, é necessário achar saídas para reduzir o impacto que a pandemia terá no desenvolvimento econômico.

A Organização da Saúde (OMS) entende que medidas como quarentenas e lockdowns aliviam a pandemia, mas não acabam com ela. De acordo com a entidade, para reduzir os casos, é preciso detectar, testar, isolar e cuidar de todas as pessoas que tenham tido contato com algum infectado. A verdade é que enquanto não houver uma vacina, não haverá uma solução definitiva.

Sabendo da profundidade do impacto dessa interrupção nas startups, levantamos algumas sugestões de como essas empresas podem encarar o momento excepcional da nossa história, com iniciativas que possivelmente podem trazer algum resultado, senão imediato, em um futuro próximo. Confira:

Estratégia de sobrevivência

Isso é o óbvio. Se a empresa não conseguir sobreviver neste momento, não haverá nenhuma vantagem.Portanto, todas as sugestões que seguem abaixo, tem esse objetivo em foco. Agora, é o momento de segurar planos muito grandes, como aquele de se tornar referência ou ter produtos de ponta, para buscar as melhores estratégias de sobrevivência. Nada importará se o negócio não sobreviver.

Economizar é imprescindível

As startups geralmente não morrem por falta de ideias. Mas sim porque ficam sem dinheiro. Então a saída é estabelecer um plano que seja favorável na contenção de gastos. Ele pode ser realmente agressivo, pois as ações iniciais terão muito mais efeito do que ações posteriores. O plano deve envolver pelo menos o período de previsão da retomada (alguns estudos indicam de 18 há 24 meses), pois é muito provável que seja esse o mínimo de tempo da crise. E mesmo que a pandemia se resolva em um tempo inferior, a turbulência deixada em seu rastro persistirá por algum período, principalmente quando a situação começar a normalizar.

Não dependa de investimentos

Para as empresas, a súbita desaceleração do mercado, associada à interrupção de quase todos os negócios, fará consequentemente com que os investidores parem. Embora eles possam ter dinheiro para investir, a retração acionará um modo de triagem, como ocorre normalmente em crises, onde os investimentos serão em empresas selecionadas.

Mesmo algumas excelentes empresas não serão financiadas. E é possível que esse recuo dure até depois que a crise do COVID-19 termine, pois será necessário alguns meses para que eles, os investidores, se recuperem. As fusões e aquisições não ocorrerão até que essa crise termine.

Receita reduzida

Neste momento, contar com o fechamento de contratos em aberto pode não ser a melhor opção. A maioria das grandes, médias e pequenas empresas também entrarão no modo de sobrevivência. A menos que o produto ou serviço oferecido seja essencial, é prudente entender que essa nova receita seja adiada por pelo menos seis meses. Também há os contratos com cláusulas de cancelamento que podem ser exercidos. Portanto, entender o panorama financeiro e atuar com a receita reduzida fará parte do dia a dia, durante a crise, das startups.

Oportunidades

Se existe a possibilidade de mudar os negócios para fazer parte de uma solução para o problema da COVID-19, se trata de uma grande oportunidade. Para entender melhor, podemos olhar para o exemplo da GM, que está analisando a possibilidade de fabricar ventiladores e respiradores.

Embora exista um problema econômico que afeta pequenas e grandes empresas, ainda existem algumas oportunidades, especialmente para empresas que atendem diretamente ao consumidor.

Por exemplo, com o isolamento social, as pessoas estão em casa e conectadas. Se você está vendendo algo que melhorará suas vidas durante esse período difícil, há muitas oportunidades. Exemplos podem ser aulas on-line, consultoria on-line ou até coisas que trazem um sorriso nesse momento complicado. Qualquer produto ou serviço que facilite o trabalho em casa terá um mercado a disposição, desde que os clientes possam encontrá-lo online.

Redução de salários

Embora essa seja uma decisão realmente difícil, a sobrevivência é a coisa mais importante. Muitas empresas terão que reduzir o essencial para sobreviver. E isso tem relação com a redução de salários. Muitas empresas já tiveram reuniões em com as equipes e todos concordaram com alguma porcentagem de cortes nos salários. Qualquer etapa que reduza os efeitos negativos no início terá um impacto duradouro no saldo de caixa.

Estar atento aos movimentos

Como tudo na vida, esse momento também passará. É difícil dizer como será o mercado quando isso acabar, mas se sua empresa estiver viva e flexível, haverá grandes oportunidades. O mais importante é estar atento aos movimentos da sociedade neste sentido, pois não há como prever quando exatamente a crise do Covid-19 irá terminar.


12 de Maio de 2020
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