Arpac recebe aporte milionário

Empresa de drones graduada no Tecnosinos captou um aporte de R$ 1,3 milhão para reforçar sua presença em cinco polos de agricultura

Tirar uma ideia do papel nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes, a oportunidade para empreender pode surgir de onde menos se espera. É o caso de Eduardo Goerl, que se tornou piloto de avião em 2007. Após um grave acidente, com o avião pegando fogo durante a decolagem, ele começou a pensar em como substituir os pilotos em situações com grandes chances de acidente.

Formado em administração de empresas, Goerl explica que, após o acidente, observou que os riscos para os pilotos eram especialmente altos na aviação agrícola, pois o piloto precisa voar próximo ao solo e realizar diversas manobras para espirrar agrotóxicos biológicos ou químicos. Ao mesmo tempo, a pulverização não é tão precisa quanto poderia ser. Outras opções são usar tratores, que pedem um grande investimento inicial e demora no processo, ou um funcionário que jogue os biológicos e químicos, o que traz más condições de trabalho. Daí nasceu a ideia de usar drones para realizar essa pulverização agrícola.

Começava a nascer a Arpac. O desenvolvimento começou em 2014, mas a empresa começou a operar em 2016. A Arpac é dona do hardware (o próprio drone), do software (para controlar o voo) e do framework (código que rege o software). A empresa, graduada em 2018 pela incubadora do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, a Unitec, captou um aporte de R$ 1,3 milhão para reforçar sua presença em cinco polos de agricultura. O anúncio do negócio foi divulgado no dia 2 de outubro. Os recursos foram aportados pelo investidor anjo Francisco Forbes (cofundador da empresa de atendimento digital Infracommerce) e pelos fundos MOR Capital e Drone Fund, fundo especializado em drones e com sede no Japão. É o primeiro investimento do Drone Fund em uma startup brasileira.

Goerl destacou a importância do período no Tecnosinos para a consolidação da empresa. “Eu me preocupava muito em desenvolver e fazer o drone voar. Mas, para quem vende? Quanto custa? Estas são questões muito importantes. A primeira vez que fiz um plano de negócios foi na Unitec”. Mesmo após a graduação, a empresa continua em contato com o ecossistema da Unisinos. Seja com outros empresários, realizando parcerias ou ministrando cursos de drones.

Para quem está começando a desenvolver seu negócio, Goerl entende que é preciso buscar um ambiente de inovação para entender as etapas do planejamento. “O importante é focar e perseverar. Se for preciso pivotar, pivote. Mas, não desista”.

Expansão dos drones

Este não é o primeiro investimento externo da Arpac. A startup já havia captado 1,2 milhão de reais com recursos do próprio fundador, de um investidor-anjo, do programa de aceleração Agro Start (da gigante química BASF) e do fundo Brazil Venture Capital. Ao todo, o negócio captou 2,5 milhões de reais em aportes.

Os novos recursos serão usados para backoffice, vendas e suporte operacional nos cinco polos de operação da ARPAC hoje: Jataí (Goiás), Jaú (São Paulo), Piracicaba (São Paulo), Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Sorriso (Mato Grosso).


07 de Outubro de 2019
Destaque