SKA mira crescimento contínuo: confira a entrevista com Siegfried Koelln, CEO da empresa

Internet das Coisas, digitalização, manufatura aditiva e engenharia generativa são algumas das apostas da empresa para manter liderança no mercado

Líder na América Latina no fornecimento de software CAD e CAM, a SKA, uma das mais tradicionais empresas do Tecnosinos, continua mirando o crescimento contínuo com soluções para engenharias de design e projeto. Para isso, a empresa com mais de 30 anos já aposta na Internet das Coisas, digitalização, manufatura aditiva e engenharia generativa.

É isso que revela o CEO da empresa, Siegfried Koelln, em entrevista exclusiva ao site do Tecnosinos. Chamado de Sieg por todos que o conhecem, ele teve influência direta na criação do Tecnosinos, porque presidiu a comissão que fundou o Parque Tecnológico. 

O resultado desse trabalho é digno de orgulho. “Sempre acreditei na sinergia entre empresas de cunho tecnológico e a Universidade, afinal, quando compartilhamos um propósito comum, o mundo se torna um lugar melhor”, diz. 

Confira, a seguir, a projeção de Sieg para o mercado de automação empresarial, e descubra como a SKA está se posicionando para sustentar o projeto de crescimento contínuo.

Tecnosinos — De que maneira a SKA se diferencia no mercado empresarial e de automação? 

Sieg — Mais do que sermos vistos como um fornecedor, queremos ser parceiros de empresas que compartilhem da nossa visão e missão de melhorar processos e que, assim, se tornem motores propulsores da indústria brasileira. 

Hoje, a SKA se propõe a fornecer soluções para as áreas de engenharia, de design e de processos de manufatura. Isso engloba design mecânico, elétrico, eletrônico, análise de elementos finitos, que diz respeito à resistência de peças mecânicas, transferências de calor e eletromagnetismo, basicamente tudo o que pode acontecer dentro da área de engenharia de design. 

Para a área de processos de manufatura, temos soluções que permitem otimização dos recursos fabris e seu aproveitamento sob o prisma da Indústria 4.0, bem como a implantação da manufatura digital através de impressoras 3D para a manufatura e não apenas para protótipos. 

Procuramos sempre nos manter em sintonia com o que há de mais moderno no mundo, logo, as soluções com as quais trabalhamos são líderes. Isso faz com que possamos levar soluções de primeira linha e qualidade para nossos clientes, o que aumenta sua produtividade e lucros, tornando a indústria como um todo mais forte e competitiva em qualquer mercado do mundo.   

Tecnosinos — O que a SKA projeta para o seu futuro? Onde ela quer chegar, e como vai fazer isso? 

Sieg — O futuro guarda infindáveis possibilidades. Mas o presente é palpável e posso dizer com certeza que vamos continuar olhando para o que está acontecendo no mundo e para tudo aquilo que entendemos ser um caminho interessante e promissor para os nossos clientes. Temos um amplo caminho pela frente, com o início da digitalização, da manufatura aditiva e da engenharia generativa. Estes caminhos abrem a perspectiva do crescimento contínuo.  

Pensando nas novas possibilidades, a SKA se tornou sócia da Ayga Tecnologia, empresa com foco no desenvolvimento de soluções e produtos de Internet das Coisas, já que vemos um grande potencial na tecnologia que não para de evoluir. Há toda uma mudança cultural que precisa ser conduzida dentro das nossas indústrias e dentro da formação dos profissionais que ainda não entraram no mercado de trabalho e precisam estar afinados com o que há de mais moderno em tecnologia. 

Formar profissionais que não estejam aptos a trabalhar com isto é formar não para o futuro, mas para o passado. 

Tecnosinos — Qual a importância do Tecnosinos para o crescimento e o futuro da empresa? Por que estar aqui dentro é relevante para vocês? 

Sieg — A noção da importância do Tecnosinos eu tenho desde o início, já que fui presidente da comissão de fundação do polo. Sempre acreditei na sinergia entre empresas de cunho tecnológico e a Universidade, afinal, quando compartilhamos um propósito comum, o mundo se torna um lugar melhor, o que acaba gerando um grande potencial para produzir resultados surpreendentes.  

Números da SKA

  • Data de fundação: 25/03/1989 
  • Área (em m²) no Tecnosinos: 1340 m² 
  • Número de funcionários: 310 nos 12 escritórios, 100 em São Leopoldo  
  • Número de clientes: 5 mil clientes ativos 

 


26 de Novembro de 2019
Destaque Empresas SKA Tecnosinos