Segundo Meeting Unisinos – UAS7 Desafio Moving the city apresenta soluções para a região

Inovação, tecnologia, desenvolvimento sustentável e multidisciplinariedade são palavras que a cada dia ganham mais importância no nosso vocabulário. Mas, você já parou para pensar que, mais do que utilizar essas expressões também poderia contribuir para um mundo melhor destinando o lixo orgânico gerado em casa para gerar energia e ainda receber por isso? Ou que a solução para reduzir o trânsito caótico das grandes cidades pode ser mais fácil do que se imagina? E que tal aprender um outro idioma através de um aplicativo que entendesse a sua rotina e oportunizasse acelerar o aprendizado?

Estas e outras soluções foram propostas pelos participantes da segunda edição do Meeting Unisinos – UAS7 Desafio Moving the City. O evento foi realizado entre os dias 11 e 14 de novembro, no campus da Unisinos, em São Leopoldo. Mais de 60 acadêmicos da Unisinos, PUC e UFRGS trabalharam por quatro dias em conjunto com universitários do Chile e da Alemanha.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia de Materiais e Engenharia Biomédica da Unisinos, Tatiana Rocha, esta foi a primeira vez que o desafio foi realizado neste formato, com universitários de diferentes escolas: Politécnica, Indústria Criativa, Sáude e Gestão e Negócios. “Todos se envolveram nas atividades. Nos chamou a atenção que aqueles que tinham alguma restrição com a língua inglesa foram auxiliados pelos demais, o que agregou muito na integração dos times. Os nossos alunos, que conhecem a realidade da região, foram peças importantes no desenvolvimento das soluções”. Além disso, Tatiana destaca os times que trabalharam da Alemanha. “Eles não tinham conhecimento de nenhum brasileiro ou de alguém da região. Ficamos mentorando à distância durante 48 horas”, explica.

As diretrizes macro para o desafio foram propostas pela prefeitura de São Leopoldo. Envolvia problemáticas nas áreas de saúde, meio ambiente, educação e mobilidade urbana. Tatiana acredita que algumas das soluções propostas possam sem implementadas num futuro próximo. “Ainda precisa amadurecer, mas vamos elencar com a prefeitura quais ideias podem ser aplicadas no município e na região”.

O desafio foi promovido pela Unisinos, Tecnosinos, UAS7, FH Münster, H2Hub e Prefeitura de São Leopoldo. Contou com apoio da SAP, SKA, Fraport, Stihl, Menegon Turismo e Work + Hotel.

Os projetos vencedores

Time Cobra d’água mostrou um aplicativo de aprendizagem que entende a rotina do usuário

1º Lugar

Desafio: Como podemos aumentar o desenvolvimento de uma língua estrangeira entre brasileiros de 14 a 20 anos?

Time Cobra d’água: Pia Carolin Schoone (Alemanha), Jonathan Moura (Brasil), Isabel Henning (Alemanha), Bárbara Sarmiento (Chile), Pedro Costa (Brasil)

Solução: Aplicativo de aprendizagem que entende a rotina do usuário

De acordo com um dos participantes do time Cobra d’água, o estudante de Engenharia Mecânica da Unisinos, Pedro Costa, o grupo levou em consideração diversos fatores na hora de pensar uma solução que não atrapalhasse a rotina do cidadão. “Propusemos um aplicativo que, ao invés do usuário precisar entrar no aplicativo e se dedicar e estudar, o app entenda a rotina. Assim, em um momento adequado, receberia um desafio na língua que escolhesse para ser incentivado em vários momentos ao longo do dia”. A proposta permite aprender uma nova língua através de desafios rápidos sem interromper as atividades.

Time Caymann propôs o BrakeTake, um aplicativo para uso compartilhado de veículos

2º lugar

Desafio: Como podemos reduzir engarrafamentos na região metropolitana de Porto Alegre?

Time Caymann (Jacaré): Adriane Freitag (Alemanha), Mpho Letsoalo (Alemanha), Maria Paula Troutt (Alemanha), Svitlana Kornilova (Alemanha), Yi-Ying Ko (Alemanha) e Antonia Strotmann (Alemanha).

Solução: BrakeTake, um aplicativo para uso compartilhado de veículos

A estudante de Master of International Sales & Marketing Programme da FH Münster, Mpho Let, explica a solução proposta pelo time Caymann, que recebeu o nome de BrakeTake. “Os motoristas da região metropolitana de Porto Alegre passam o dobro do tempo na estrada na hora do rush do que o normal e 56% deste engarrafamento é causado por carros. A maioria é de motoristas sozinhos”. Diante deste problema, o grupo propôs reunir pessoas que normalmente dirigem para o local de trabalho sozinhas em um único carro. Com a ajuda do aplicativo, motoristas e passageiros, trabalhando na mesma área, podem compartilhar o transporte. Além disso, os participantes ganham pontos, que podem ser trocados em incentivos da empresa, como almoço grátis e uma vaga de estacionamento reservada. Eles também podem ser resgatados por vouchers de parceiros externos, por exemplo, restaurantes e academias. O app também vai propor desafios semanais, como vídeos de karaokê, fotos engraçadas e muito mais.

Time Sacacura pensou em uma planta em pequena escala para produção de biogás e biofertilizante, que gera energia com biogás

3º lugar

Desafio: Como poderíamos produzir energia renovável e alterar o comportamento de pessoas?

 Time Sacacura: Gabriel de Mattos Strada (Brasil), Gabriel Laux dos Santos (Brasil), Lara Liebern (Alemanha), Pamela Sanhueza (Chile) e Alexander Bannenberg (Alemanha).

Solução: Planta em pequena escala para produção de biogás e biofertilizante, que gera energia com biogás.

Participante do time Sacacura, o estudante de Engenharia Biomédica da Unisinos, Gabriel de Mattos Strada, explica a solução proposta pelo grupo: “Os participantes ganham um cartão de fidelidade, que chamamos de green card. Funciona como um payback, que vai gerar um valor para gastar em restaurantes e supermercados conveniados”. Strada destaca que as empresas também podem contribuir com seu próprio lixo, possibilitando a geração de mais energia e fertilizantes. “Se metade do lixo orgânico de São Leopoldo fosse processado, dava produzir energia para abastecer 2.500 casas”.


25 de Novembro de 2019
Tecnosinos