Tecnosinos discute conceito de “Urban Living Labs” projetando soluções IoT em parceria com a HT Micron

Na última sexta-feira, 01/09, São Leopoldo deu o primeiro passo em direção à transformação em uma cidade inteligente, com a realização da sua primeira reunião de discussão do projeto. O encontro liderado pelo gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt da Silva, reuniu representantes da Prefeitura de São Leopoldo, da Unisinos e da empresa HT Micron Semicondutores.

O projeto, baseado no conceito de “Urban Living Lab”, onde laboratórios urbanos se tornam ecossistemas de inovação aberta centrados no usuário, visa enfrentar uma série de desafios relacionados à mobilidade, segurança e meio ambiente por meio de soluções de IoT. Inicialmente, a proposta se concentrará no entorno do Parque Tecnológico, com planos de expansão para outras áreas de São Leopoldo no futuro. “Assim que o projeto estiver formatado, iremos apresentá-lo aos membros que fazem parte da Governança do Parque”, sinalizou Bitencourt.

Juliano Maciel, secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedettec), elogiou a iniciativa e destacou o comprometimento do município em tornar-se uma cidade inteligente. “Estamos determinados a fazer de São Leopoldo um exemplo de cidade inteligente. Com o apoio dos atores do Parque Tecnológico, estamos dando passos sólidos nessa direção”, afirmou.

Colaboração da Unisinos e HT Micron para o projeto

O professor Sandro Rigo, decano da Escola Politécnica da Unisinos, destacou a experiência da Universidade na aplicação de projetos acadêmicos em soluções inteligentes. Ele enfatizou a forte cultura colaborativa da Unisinos, apoiada pelo PPG em Computação Aplicada e Engenharia Elétrica, bem como pelos Institutos Tecnológicos. “Temos capacidade técnica, de pesquisa e de implementação na Universidade pronta para contribuir com o projeto”, falou.

Por sua vez, representantes da HT Micron, fabricante de semicondutores situada nas proximidades da Unisinos, apresentaram as soluções desenvolvidas pela empresa. Julio Soccol, gerente de Marketing & Vendas IoT e Willyan Hasenkamp, chefe de Tecnologia Avançada, enfatizaram a importância da conectividade 5G como elemento fundamental para a implementação dos recursos tecnológicos.

Próximos passos

Ao término da reunião, delineou-se um plano de ação que inclui a realização de uma atividade de ideação no Portal de Inovação da Unisinos. Em seguida, será formada uma equipe de trabalho encarregada de estruturar o projeto e buscar fontes de financiamento para apoiar essa iniciativa.


04 de Setembro de 2023
Destaque Tecnosinos