São Leopoldo apresenta segundo ciclo do Programa 3 mil talentos TI: novo edital será aberto dia 30 com 420 vagas para a realização de cursos gratuitos

Programa 3 mil Talentos TI é uma realização do Tecnosinos e da Prefeitura de São Leopoldo, em parceria do Senac

O lançamento do segundo ciclo do Programa 3 mil Talentos TI já tem data e local: 30 de março, às 17 horas, no Auditório da Unitec, na Unisinos, em São Leopoldo. Na oportunidade, será apresentado o edital de inscrição com a oferta de 420 bolsas gratuitas nos cursos na área de Tecnologia da Informação (TI) para pessoas entre 15 e 39 anos de São Leopoldo. O projeto foi desenvolvido a partir de um diagnóstico da Governança do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, que é compartilhada entre a Unisinos, a Prefeitura de São Leopoldo,  Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL) e Polo de Informática de São Leopoldo. O programa tem como parceiro estratégico o Senac São Leopoldo, responsável por disponibilizar as capacitações.. 

Serão investidos mais de R$ 2 milhões no Programa 3 mil Talentos TI,  que é faz parte do Programa Inova São Léo, desenvolvido pela prefeitura de São Leopoldo, que vai oportunizar 3 mil bolsas de estudo gratuitas até 2024, ano do Bicentenário, onde a cidade se prepara com ações de planejamento estratégico para uma cidade inovadora, pensando o futuro com inclusão e tecnologia.

O evento de lançamento do 2º Ciclo será uma oportunidade de conectar os talentos formados ou em formação pelo programa com as vagas disponíveis nas empresas do setor de tecnologia da informação e demais segmentos. A ação busca oferecer formação de qualidade para jovens e adultos leopoldenses, conectando com oportunidades que garantam renda. Além disso, suprir as necessidades do setor tecnológico, considerando uma taxa de crescimento médio histórico de 20% ao ano, estima-se que haverá uma demanda latente para o preenchimento de 6 mil novos postos de trabalho no Tecnosinos nos próximos 3 anos. A pandemia aqueceu ainda mais a área, contribuindo para perspectivas positivas e um cenário desafiador quando o assunto é mão de obra. 

No primeiro ciclo do Programa 3 Mil Talentos TI, lançado em setembro de 2021, foram 540 vagas para os diversos cursos na área de Tecnologia da Informação, possibilitando inclusão social e formação qualificada para o mercado de trabalho. O objetivo é capacitar três mil pessoas até 2024, atendendo à demanda por talentos na área de Tecnologia da Informação (TI) no município de São Leopoldo, que tem sido uma constante preocupação da Governança do Tecnosinos.

O prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, demonstrou a alegria de estar iniciando uma nova fase no Programa que já proporcionou acesso à educação tecnológica a diversos jovens leopoldenses.  “Estamos encaminhando um futuro promissor para nossos jovens, com capacitação no setor de tecnologia da informação para garantir colocação no mercado. E especialização para quem já tem emprego. É uma felicidade e motivo de orgulho para nosso governo e nossos parceiros, Tecnosinos e Senac”, comemorou Vanazzi. 

O diretor regional do Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa, acredita que iniciativas como esta beneficiam a todos os envolvidos.”Fazer parte de um projeto desta magnitude nos motiva, ainda mais, a seguir com o nosso compromisso de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho. Parcerias como essa viabilizam soluções efetivas, preenchendo lacunas que demandariam muito mais tempo sem a união de esforços. Aqui, estamos somando nossas expertises em prol do desenvolvimento da comunidade, oferecendo capacitação gratuita e de qualidade, com o objetivo de formar profissionais para uma área que cresce exponencialmente. Estamos levando oportunidade, tanto para as pessoas como para as empresas”. 

De acordo com o diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, o programa é um movimento importante para as empresas de São Leopoldo e região. “Uma iniciativa que transborda o que é realizado no Parque, estimula a geração de talentos e assegura oportunidades para sua inserção profissional. Além disso, reflete o modelo de Governança em Quádrupla Hélice do Tecnosinos”. Bitencourt entende que, neste momento, com o avanço acelerado de novas tecnologias de informação e comunicação, há a necessidade de qualificar continuamente novos profissionais e requalificar os que atualmente trabalham e percebem novas oportunidades ou sentem a necessidade de se reposicionar no mercado de trabalho.

O presidente da ACIST-SL, Felipe Feldmann, pontua que o projeto vem ao encontro das necessidades do setor produtivo apoiadas pela Associação. Como exemplo, ele recorda que o embrião do Parque Tecnológico surgiu dentro da Associação, no início dos anos 1990, por iniciativa do grupo de jovens empresários. Naquela época, já havia a sinalização de que o modelo produtivo passaria por mudanças, exigindo novos modelos de negócios, onde a tecnologia seria a chave mestra. “Mais de duas décadas depois, o Parque Tecnológico está consolidado e exigindo profissionais com conhecimentos de lógica e tecnologia. Agora, é momento de incentivar a formação de estudantes com foco nas novas demandas. Nossa missão será contribuir para que estes jovens sejam colocados no mercado de trabalho, integrando os currículos junto às empresas locais”, diz.

Cursos 

Até 2024, serão dez qualificações, em diversos níveis educacionais, que vão desde o programa Jovem Aprendiz até cursos profissionalizantes e de nível técnico. Dentre os cursos previstos estão: Lógica de Programação, Programação Java, Programação Web com PHP, User Interface Interaction – Design de Interações e Interfaces, Testes de Softwares, Programação em Java, User Xperience, Research – Arquitetura da Informação e Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de abril, pelo site www.senacrs.com.br/talentosti. As bolsas serão cedidas de acordo com a pontuação dos pré-requisitos descritos no edital, que devem ser descritas no momento da inscrição. As aulas do segundo ciclo têm previsão de início no 9 de maio.

Mais informações e critérios de seleção podem ser obtidos no site do programa ou pelo telefone (51) 3590-3060.


29 de Março de 2022
Tecnosinos