Santa Casa lança Hub de Inovação em Saúde, em parceria com a Unisinos e a Unitec

Projeto foi anunciado na terça-feira, 17, em ato realizado em Porto Alegre

A busca por ideias inovadoras na área da saúde é um desafio que envolve um ambiente complexo, relacionado com pesquisas científicas, que precisam de investimento e tempo para se desenvolver. Neste sentido, foi lançado na última terça-feira, 17, em Porto Alegre, um Hub de Inovação em Saúde, que tem por objetivo desenvolver soluções inovadoras para a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O projeto é resultado de uma parceria entre a Santa Casa, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e a Unidade de Inovação e Tecnologia – Unitec.

Para o provedor da Santa Casa, Alfredo Englert, “a parceria de instituições como a Unisinos e a Santa Casa sempre terá como resultado o crescimento das pessoas, das próprias instituições e da sociedade. Com esta convergência de propósitos e ações na área da inovação, certamente logo vamos alcançar resultados muito promissores”.

Para o diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, o hub de inovação prove, de maneira coordenada, diversas soluções dos ecossistemas e mecanismos de geração de empreendimentos da Universidade e de atores de diferentes redes de inovação para a realização da intenção da inovação da Santa Casa.

A decana da Escola de Saúde da Unisinos, Rochele Rossi, entende que esta é uma excelente oportunidade para o apoio ao desenvolvimento de inovações. “O projeto é importante para a Escola de Saúde da Unisinos, uma vez que vai possibilitar a criação de conexões e gerar soluções inovadoras na área da saúde”.

Segundo o gerente da área de Tecnologia da Informação da Santa Casa, Charles Almeida, “a Santa Casa, por sua dimensão e complexidade operacional, sua história e seu perfil inovador, pode ser uma grande plataforma de incubação e lançamento de soluções inovadoras nas áreas do ensino, da pesquisa e da saúde, o que transforma essa parceria com a Unisinos em uma grande oportunidade de aprendizado e evolução comum para as duas instituições”.

“Nossa expectativa é extremamente positiva no sentido de alavancarmos soluções que podem servir para toda a rede de hospitais filantrópicos do país, ampliando, com o fundamental apoio e expertise da Unisinos, um protagonismo que já exercemos no setor”, acrescenta o coordenador de inovação da Santa Casa, Wagner Dorneles da Silva.

Dentre as atividades previstas para o Hub de Inovação em Saúde da Santa Casa, orientado pela Unisinos e a Unitec, estão a construção de programas estratégicos de PD&I, submissão a fontes de fomento, acesso compartilhado a infraestrutura laboratorial e serviços de suporte tecnológico a inovação.

O reitor da Unisinos, Sergio Mariucci e o pró-reitor da Unisinos, Guilherme Trez também acompanharam o lançamento.


19 de Maio de 2022
Destaque Tecnosinos