Saipos recebe investimento milionário

Há três anos no mercado startup já atende mais de 2.300 bares e restaurantes no país

Por Daniela Tremarin

Com toda certeza 2020 está sendo um ano difícil para o cenário econômico mundial. O setor de alimentação fora do lar é o que mais vem enfrentando problemas para se adaptar à nova realidade do mercado. Nunca foi tão importante usar a tecnologia como aliada para manter seus negócios vivos.

É nesse cenário que a Saipos, startup incubada no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, está se colocando: como uma solução completa e integrada para restaurantes que precisam passar sua operação para delivery. Há três anos no mercado, a startup gaúcha em seu segundo round, acaba de receber um investimento milionário. Os valores exatos não foram divulgados, mas o novo aporte é proveniente de um grupo de investidores brasileiros.

Em meio às incertezas e constantes mudanças do mercado, conseguir um aporte como esse é fundamental para desenvolver soluções mais eficientes e aumentar ainda mais suas atividades dentro do país.

“O dinheiro será utilizado para o desenvolvimento de novos produtos e serviços que atendam as tendências no food service, como autoatendimento e self checkout. Além disso, vamos ficar atentos às mudanças de mercado devido ao covid-19, já que ele está mudando a forma que o consumidor utiliza os serviços de delivery,” explica o CEO da Saipos, Anderson Onzi.

Localizada em um dos maiores polos tecnológicos do Rio Grande do Sul, em São Leopoldo, a solução completa para gestão de restaurantes ganhou mais espaço no mercado no último ano e viu sua equipe passar de 17 colaboradores para mais de 50 e sua base de cliente chegar a mais 2.300 no início de 2020.

A força de um tubarão

Após participar do Seed Minas Gerais, a Saipos recebeu seu primeiro investimento e de um nome já bem conhecido no meio: Camila Farani. Impossível não conhecer essa “tubarão” do programa Shark Tank Brasil.

Farani, é co-fundadora do grupo da G2 Capital, uma butique de investimentos voltados para empresas de tecnologia. Com uma vasta experiência no mercado, ela viu na Saipos uma excelente oportunidade de negócio para ser apoiada pelo seu grupo.

A “tubarão” ficou impressionada com o grau de conhecimento e foco em metas dos quatro fundadores da empresa. As métricas da startup sempre estiveram enraizadas com o foco em uma ferramenta capaz de resolver as principais dores de cabeça do setor de bares e restaurantes.

Conforme o diretor executivo da G2 Capital, Ricardo Carvalho, a Saipos sempre foi uma ferramenta completa com preços que cabem no bolso de qualquer tamanho de negócio. Podendo atender pequenos restaurantes e até mesmo grandes franquias.

Nós notamos que a Saipos está focada em expandir e consolidar suas soluções cada vez mais. “Seu sistema é simples e autoexplicativo. Além disso, possui uma interface adaptável para diversos segmentos da alimentação fora do lar. Com a nova rodada de investimento que recebeu ela irá conseguir fortalecer e crescer cada vez no mercado nacional,” explica Carvalho.

Crescimento constante

Com a empresa ganhando cada vez mais reconhecimento dentro do mercado, em 2018 teve mais uma conquista. Após ser selecionada para o programa Startup Brasil, a Saipos firmou contrato com uma das principais aceleradores de negócios do país.

Dois anos depois, devido ao crescimento constante, a Saipos gerou uma taxa de retorno muito vantajosa para a aceleradora. Conseguindo assim, superar a expectativa de trazer retorno superior a 10x o valor investido.

Com o novo aporte milionário recebido, a Ventiur decidiu que este é o momento exato de anunciar o seu exit da operação – o segundo da sua história. Para Sandro Cortezia, CEO da aceleradora essa é uma operação que confirma o crescimento da Saipos e mostra que ela segue pensando em soluções inteligentes e inovadoras para a área do food service.

“A confirmação desta nova rodada de investimento, no momento em que enfrentamos uma das maiores pandemias do mundo e que impactada principalmente o setor de alimentação fora do lar é uma vitória. Reforça a trajetória de sucesso da Saipos, onde o propósito e a atitude empreendedora se sobrepõe a qualquer obstáculo”, explica Cortezia.

Um sistema completo para o seu negócio

Com um dos sistemas mais completos para gestão de bares e restaurantes do mercado, a Startup tomou a decisão de liberar uma das suas funcionalidades de forma completamente gratuita para clientes e não clientes.

“A função de pedido online/whatsapp vai ajudar todos os pequenos negócios a se adaptar para o sistema de delivery de forma mais rápida e econômica, já que não é necessário pagar taxas de utilização,” explica o CEO Anderson Onzi.

Com o pedido online da Saipos será possível cadastrar todo o cardápio do restaurante, divulgar nas redes sociais e Whatsapp e imprimir os pedidos automaticamente na cozinha do restaurante.

Sem burocracia, sem contrato e nem letras miúdas. A Saipos quer ajudar todos que precisarem realizar o delivery de forma simples e ágil. Não é o momento de agirmos sozinhos, mas sim pensar no coletivo. O delivery e o take-away (pegar e levar) são as melhores alternativas para se manter os bares e restaurantes abertos.

Mas as funcionalidades do sistema vão muito além do que essa. A demanda por um software na nuvem integrado e inteligente para maximizar a operação dos donos de restaurante faz mais ainda sentindo nesse momento para o seu negócio.

“Temos notado isso por causa da área comercial. Uma ferramenta integrada reduz custos operacionais e melhora a produtividade da equipe que nesse momento muitas vezes acabou sendo reduzida por conta do Covid,” explica Onzi.

Por isso, o setor de desenvolvimento de produto da empresa está sempre atenta às mudanças do mercado. Como o novo investimento será possível voltar ainda mais atenção para essa área e pensar em soluções eficientes para que tantos pequenos e grandes negócios possam melhorar o atendimento e a forma que fazem a gestão dos seus restaurantes.

Com um sistema simples, ágil e inteligente a plataforma é uma ferramenta completa para restaurantes – que pode ser adequada conforme as necessidades do negócio. Um dos únicos do mercado que garante a integração com os principais aplicativos de delivery do Brasil: iFood, Rappi, Uber Eats, Delivery Direto, Neemo, Loggi e entre outros.

Além disso, possui funções que irão otimizar o tempo da operação do seu negócio, como: gestão de cardápio, financeira, controle de estoque e a emissão de diversos relatórios para gerar mais tempo ao empresário. Outras funções como monitor para motoboys e para cozinha KDS/TRP, módulos offline e aplicativo próprio para atendimento no salão com o app Saipos Garçom.

A tecnologia mais do que nunca é uma aliada para todas os segmentos e para o de bares e restaurantes não é diferente. Em momento como esse nunca foi tão necessário estar conectado e utilizar desse conhecimento de forma estratégica para manter o seu negócio crescendo.


04 de Maio de 2020
Destaque SAIPOS