RMA TECH: Uma trajetória baseada na experiência

Startup utiliza capacidade criativa para oferecer soluções diferenciadas para a indústria de tintas

O Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos tem como vantagem a grande diversidade de empresas e áreas de atuação. Criando assim, um ecossistema de inovação que vai se desdobrando e ampliando novos horizontes para todos os envolvidos. Com mentorias, consultorias e outros serviços que possibilitem o desenvolvimento pleno e eficiente de uma empresa.

Durante o ano de 2021, o Tecnosinos está recebendo diversas startups de tamanhos diferentes, porém, com uma coisa em comum: a sede de inovação e a grande vontade de alterar antigos paradigmas na construção de uma economia mais eficiente e sustentável. Uma das startups que iniciou sua incubação e que engrandece esse ecossistema é a RMA TECH, que utiliza da expertise tecnológica para criar soluções para a produção de tintas.
                                     
Há muitos anos, a indústria de tintas enfrenta problemas sistêmicos em sustentar uma crescente produtividade, competitividade e rentabilidade. Frente a este diagnóstico, Rogério Auad, Engenheiro Químico e criador da empresa, decidiu agir. Se apropriando de seus mais de 30 anos de experiência em gestão de processos e inovação, inclusive, sendo detentor de várias patentes de tecnologia para a indústria de tintas. “A RMA TECH nasceu com o propósito de ativar empresas para uma nova era de performances sustentáveis”, destaca. 

Experiência essa que foi buscada na formação do time, que conta atualmente com 7 pessoas, todas com as características da multidisciplinaridade, experiência com tintas e capacidade tecnológica. Criando assim uma startup de alta capacidade criativa, com mais de 65 anos somados de expertise no setor e que se dedica a oferecer soluções diferenciadas para todos seus clientes.

O objetivo é ver a indústria de tintas dando um salto evolutivo para a tecnologia 4.0, se utilizando da tecnologia disponível para reduzir custos, e otimizar sistemas de produção e distribuição. Muitas outras indústrias já estão neste processo de implementação e para a RMA o setor tem grande potencial de desenvolvimento para os próximos anos.

Indústria 4.0

A indústria 4.0 caracteriza-se pela integração de processos produtivos e de distribuição, criando fluidez e agilidade em todos os processos. As fábricas passam a ser grandes servidores de informação, integradas a uma rede, otimizando toda a cadeia produtiva. 

Para a produção de materiais em larga escala, como é o caso da indústria de tintas, o impacto financeiro pode ser gigantesco. Seguindo o exemplo de outros setores, a RMA aposta numa mudança de patamar de produção, por isso tem como público alvo multinacionais e empresas nacionais de médio e grande porte.

As máquinas e ferramentas desenvolvidas pela RMA, possibilitam uma integração dentro da fábrica, utilizando de robótica, internet e outras tecnologias. A empresa pode definir os pigmentos, espessura e outras características da tinta de maneira digital, criando uma cadeia de produção integrada e muito mais eficiente. Hoje, a RMA disponibiliza 4 produtos, o Transmicell, Colorcell, Continuous process e Smart Dispensing Machine, que são comercializados através do seu site que está disponível em português, inglês e espanhol, visando explorar outros mercados. Juntos, estes quatro produtos prometem modernizar e trazer para a indústria 4.0 toda a linha de produção de pigmentos, aumentando o potencial competitivo do setor como um todo. 

Processo de Incubação no Tecnosinos

Em março de 2021, a startup iniciou o processo de incubação na Unidade de Inovação e Tecnologia – Unitec, buscando a inserção em um ambiente multidisciplinar. Com a expectativa de se conectar com mentores, profissionais e empresas que tenham ligação com o seu propósito, para que esta sinergia impulsione ainda mais o crescimento da RMA TECH. 

Para Auad, a aproximação com a comunidade acadêmica traz novas possibilidades para captação de recursos e de mão de obra qualificada para que a empresa siga sua trajetória de expansão, tanto comercial quanto tecnológica.


28 de Maio de 2021
Tecnosinos