RMA Tech é reconhecida em prêmio da Abrafati

Desde a revolução industrial, as mais diversas formas de produção vêm sendo desenvolvidas, de modo que precisão e larga escala possam ser cada vez mais duas valências combinadas. Obviamente, esse não é um desafio fácil de ser vencido. Mas a tecnologia e a inovação têm sido as protagonistas na contemporaneidade e grandes avanços passaram a ser possíveis.

 

No ramo da indústria de tintas, o que se tem é o início de uma nova era. Esse, pelo menos, sempre foi o objetivo da empresa RMA TECH, incubada na Tecnosinos: inaugurar um novo momento e ser protagonista. E, com base na conquista no último Prêmio Abrafati, pode-se dizer que o sonho de sua fundação está sendo alcançado.

A conquista no prêmio da Abrafati 2021

O reconhecimento conquistado pela RMA Tech junto à Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) colocou a empresa em destaque. O prêmio foi direcionado ao trabalho intitulado AJUSTE DO PODER DE COBERTURA SECA EM TINTAS IMOBILIÁRIAS ATRAVÉS DA TÉCNICA DE TRANSMITÂNCIA EM EQUIPAMENTO ESPECÍFICO.

 

Esse trabalho, apresentado pela equipe de Engenharia de Aplicação da empresa, alcançou o segundo lugar na categoria de Ciências em Tintas. Sua contribuição se deu em relação a uma inovação nos processos de fabricação de tintas de alta performance (processo contínuo). E, com isso, apresentou ao mercado o equipamento TRANSMICELL.

A inovação da RMA Tech

O equipamento foi apresentado, concebido e patenteado pela incubada do Tecnosinos, dona de todos os direitos reservados ao produto. Ele visa fornecer benefícios revolucionários no processo de fabricação de tintas. A tecnologia aplicada para essa solução, porém, não é nova, tendo sido estudada por Rogério Auad, fundador da RMA TECH, desde a década de 1990. A novidade, então, consiste em uma nova abordagem conceitual, adotada a partir de 2018.

 

A solução que está sendo oferecida ao mercado pode ser resumida como uma técnica de medição de produtos de alta opacidade por medida de transmissão (concentrados de pigmentos, bases, tintas e dispersões). Essa nova forma de produzir permitirá que as aprovações de cor, força de tingimento e finalização do processo de moagem deixem de depender da palavra final de um químico ou responsável pelo teste e passem a ser automatizadas.

 

Dizendo em outras palavras, a nova tecnologia mede com muito mais precisão se a tinta está atingindo o padrão estabelecido ou não. E dá ferramentas para que a produção lide automaticamente com essa informação. Com isso, o resultado tende a atingir níveis elevadíssimos de qualidade. Assim, todos saem ganhando.

A RMA Tech

Obviamente, a RMA Tech não se reduz a esse grande prêmio, o mais importante da América Latina no segmento. Ele, na verdade, é resultado de uma longa jornada. Afinal, a equipe multidisciplinar da empresa reúne uma expertise de 65 anos dedicados a cases de sucesso na evolução desse setor.

 

Para 2022, a empresa espera poder seguir fazendo com que o setor de tintas siga rumo a um salto evolutivo para a tecnologia 4.0. Um passo importante para isso foi impactar o seu meio ambiente, provando para os fabricantes que enviaram amostras para testagem que suas amostras contavam com variabilidades significativas. Agora, os fabricantes já sabem o que os separa do futuro, mas também o que pode ser o caminho para chegar até lá.

Trajetória como incubada

A startup de alta capacidade criativa iniciou seu processo de incubação no Tecnosinos em 2021. E, já no seu primeiro ano, experimentou o salto de qualidade propiciado por essa experiência. Uma realidade comum a empresas que contam com uma base tecnológica e operam com inovação, podendo dar escalabilidade ao negócio.

 

Além disso, grandes organizações têm iniciado suas trajetórias muito frequentemente dentro desses ambientes de incubadoras de empresas. Isso ocorre porque, ali, são dadas oportunidades para o desenvolvimento de algo novo. Assim, o conceito de inovação está sendo redefinido.

 

Por outro lado, a RMA tem a inovação no seu DNA. A empresa opera com inovação tecnológica, ampliando a produtividade de processos e enriquecendo a alta performance organizacional como um todo, gerando ao cliente um novo produto ou serviço. Assim, abre as portas para os seus clientes e os apresenta à inteligência da Indústria 4.0.

 

Agora, em 2022, quer experimentar o aprofundamento na oportunidade de estar em contato com mentores, profissionais, empresas e demais atores que compõem este ecossistema. E, assim, seguir avançando.


03 de Março de 2022
Destaque Empresas Startups Tecnosinos