Retrospectiva 2021 Parte I – Adequando soluções às novas necessidades

O ano de 2021 se aproxima do seu final. O período de incerteza e desafios para todos foi abrindo espaço para a inovação. Em meio às novas necessidades do dia a dia, e colocando os esforços em promover saúde, conhecimento e tecnologia, o Tecnosinos, juntamente com as startups e empresas consolidadas, criou soluções que estão permitindo um retorno gradual às atividades presenciais.
A retomada foi ganhando força em cada ideia, produto e solução que as empresas desenvolveram no decorrer do ano. Um espectro de inovação que passa por gestão, empreendedorismo, segurança, educação e qualidade de vida. Para reforçar tudo o que vem acontecendo dentro do Parque, trouxemos uma retrospectiva do ano que se encerra com alguns dos principais fatos, eventos e iniciativas criadas no Tecnosinos. Confira:
Fevereiro
Eagle Care desenvolve solução para telemedicina
A startup desenvolveu um aplicativo de telemedicina voltado para os setores público e privado. A ferramenta, que permite o monitoramento e o atendimento on-line, chama-se Eagle Care – Combate ao Covid-19, e foi um dos projetos selecionados no Edital Finep 03/2020 – Covid-19, promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos – Finep.
Um dos objetivos do app é evitar aglomerações nos postos de saúde. “Muitos serviços foram cancelados totalmente ou parcialmente durante a pandemia. Dentre eles, as consultas eletivas. Mas, é possível realizar essa consulta de maneira remota”, explica Moises Lima, sócio da Eagle Care. Lima reforça que a plataforma evita que os atendimentos parem, possibilitando que as pessoas tenham acesso à rede de saúde através da teleconsulta.
Confira a matéria na íntegra aqui.
Março
Unisinos utiliza plataforma para monitorar saúde dos colaboradores durante a pandemia
A Unisinos, em parceria com a startup Usphera XR, desenvolveu uma plataforma para auxiliar as empresas a monitorar a saúde dos colaboradores. Através da ferramenta, mais de 1.800 funcionários da universidade puderam ser monitorados.
Utilizada desde de novembro de 2020, a plataforma pede que os colaboradores preencham um questionário com informações parametrizadas através dos protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A proposta é oferecer um cuidado adicional a quem trabalha na universidade, agindo de maneira preventiva e identificando potenciais situações de risco.
Saiba mais sobre a plataforma aqui.
Abril
Tecnosinos avalia impacto da pandemia nos negócios
O Tecnosinos realizou uma pesquisa para mapear os impactos da crise sanitária junto ao Ecossistema de Inovação da Unisinos. O trabalho analisou o desempenho de 31 startups, entre março de 2020 e março de 2021.
O estudo indicou um crescimento de forma geral: 35,5% das jovens empresas ampliaram seu faturamento entre 11 e 50%. Nenhuma delas teve queda. Além disso, 64,6% criaram produtos ou soluções durante a pandemia, sendo que destes, mais de 19,4 % foram direcionados para um mercado não explorado anteriormente.
Veja mais detalhes do trabalho.
Unisinos é lembrada e preferida na pesquisa Marcas de Quem Decide
Na 23ª edição do Marcas de Quem Decide do Jornal do Comércio, a Unisinos recebeu reconhecimento de marca líder na preferência na categoria Ensino a Distância. A universidade também foi agraciada como destaque nas categorias: Ensino de Pós-Graduação e Ensino Superior Privado.
O reconhecimento demonstra a capacidade da universidade em se adaptar para atender seus alunos, com atenção e sensibilidade, em um ano de pandemia. A Educação a Distância da Unisinos foi projetada para garantir o conhecimento de excelência e a melhor experiência do ensino online. A plataforma de ensino Canvas, utilizada pela instituição, proporciona ao aluno interação com professores e colegas na construção coletiva do conhecimento.
O Marcas de Quem Decide celebra as marcas líderes na lembrança e na preferência de empresários e executivos do Rio Grande do Sul. Saiba mais sobre o prêmio.