Raks vai participar de evento sul-americano de agronegócio

Incubada no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos desde 2017, a startup Raks Tecnologia Agrícola, vai participar do World Agri-Tech South America Summit. O evento online, que ocorre nos dias 29 e 30 de julho, reúne as principais empresas do agronegócio, investidores e startups do setor agrícola na América do Sul.

Sócia da Raks Tecnologia Agrícola, Fabiane Kuhn, 23 anos, participa do primeiro dia do evento, na trilha de digitalização, dia 29, às 14h50, oportunidade em que vai falar sobre o papel da tecnologia para resultados mais sustentáveis e eficientes dentro da agricultura. A startup, que possui um time muito jovem à frente da operação, desenvolve um sistema para a otimização da irrigação. A tecnologia é composta por sensores proprietários que realizam a medição da umidade do solo com ​o método TDR​, possuindo diversas vantagens quando comparado com outras soluções. Os sensores permanecem fixos em campo e são alimentados com energia solar, evitando a necessidade de cabos na lavoura e permitindo a utilização de energia limpa e sustentável.

Todos os dados coletados são transmitidos via conexão sem fio e sem a necessidade de internet no meio do campo, centralizando as informações em um único ponto conectado, que pode ser dentro da casa ou do galpão. Por fim, é possível acessar os dados em uma plataforma web e entender o teor de umidade do solo e informações para a tomada de decisão sobre o momento correto de acionar a irrigação.

Alinhada com os princípios de sustentabilidade e produção de alimentos eficiente, a Raks Tecnologia Agrícola, que recentemente recebeu um investimento de 800 mil reais, vem ganhando espaço com produtores gaúchos. A startup pretende expandir para outras áreas do Brasil, entregando uma solução de fácil entendimento para os agricultores.


27 de Julho de 2020
RAKS Tecnosinos