Raks Tecnologia Agrícola recebe Prêmio ANA 2023 por inovação em sustentabilidade hídrica

Crédito da foto: Divulgação

A urgência em pensar no desenvolvimento sustentável da sociedade evidencia a necessidade do debate sobre a preservação da qualidade dos recursos hídricos. Nesse contexto, a Raks Tecnologia Agrícola, empresa sediada no Tecnosinos e especializada em sistemas de monitoramento de umidade do solo, alcançou um importante reconhecimento: o Prêmio ANA 2023, uma das distinções mais prestigiadas no cenário brasileiro dedicado aos recursos hídricos, concedido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O anúncio dos vencedores ocorreu em Brasília no último dia 6 de dezembro, durante uma cerimônia especial.

A trajetória da Raks até essa conquista foi marcada por um processo criterioso. A startup competiu com 618 projetos de todo o Brasil, submetidos à análise rigorosa de uma comissão julgadora. Após essa etapa, a Raks se destacou como uma das três finalistas e, finalmente, foi escolhida como a vencedora na categoria “Empresa de Micro ou de Pequeno Porte”, trazendo a vitória para solo gaúcho. Os critérios avaliados foram efetividade, inovação, impacto social e ambiental, potencial de disseminação, sustentabilidade, apoio comunitário e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Além do troféu, as empresas premiadas terão o privilégio de utilizar o Selo Prêmio ANA, uma certificação que atesta o reconhecimento de boas práticas. Fabiane Kuhn, sócia da Raks Tecnologia Agrícola, destaca: “Essa distinção nos confere ainda mais credibilidade para continuar nosso trabalho junto aos produtores rurais. A conquista reafirma que estamos trilhando o caminho certo, levando tecnologia ao campo e contribuindo ativamente para a missão de alimentar o mundo”, afirma.

Sobre a Raks

A Raks Tecnologia Agrícola desenvolve um sistema inteligente de irrigação. A startup situada no Tecnosinos trabalha com sensores TDR que são instalados em campo: alimentados por energia solar, esses dispositivos coletam informações de hora em hora para entender o comportamento da água no solo e na raiz da planta, indicando com precisão a necessidade de irrigação da área. Os dados são armazenados na nuvem e ficam disponíveis em uma plataforma com históricos, gráficos e resultados que auxiliam produtores rurais na tomada de decisões mais assertivas.

Sobre o Prêmio ANA

O Prêmio ANA é uma das mais tradicionais premiações voltadas aos recursos hídricos no Brasil e acontece desde 2006 com o objetivo de reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos.


11 de Dezembro de 2023
Destaque Tecnosinos