Raks Tecnologia Agrícola está na lista dos 14 projetos selecionados para o Edital ABDI Agro 4.0

Nas próximas décadas, a humanidade vai enfrentar um grande desafio: crescer de forma sustentável. Um estudo realizado recentemente pela Shell aponta que a demanda global por energia, água e alimentos deve aumentar entre 40 e 50% até 2030. No agronegócio, mesmo o Brasil figurando como um dos principais players mundiais, ainda precisa avançar no embarque de novas tecnologias.

Neste sentido, a Raks Tecnologia Agrícola, startup incubada no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos desde 2017, desenvolveu um sistema de monitoramento de umidade do solo, através de sensoriamento remoto e IoT, para controle da irrigação em grãos. A ferramenta foi um dos 14 projetos selecionados para o Edital de Concurso N° 003/202 Agro 4.0, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

CEO da startup, Fabiane Kuhn, explica que o projeto está inserido na categoria 2 do edital, que é a de produção e colheita. Está sendo desenvolvido em parceria com a Unisinos, o Tecnosinos e a Agropecuária Bergoli (Luis Eduardo Magalhães – Bahia). “São sensores de umidade de solo para monitorar o momento de acionamento dos pivôs centrais para irrigação. Vamos conseguir ajudar os produtores a ter mais alimentos, com menos recursos, oferecendo economia em energia elétrica, no uso de água e aumento na produção de grãos.”

O edital prevê prazo de implementação até julho deste ano, período em que a Raks vai levar a sua tecnologia para a propriedade da Bergoli, além de compartilhar sua expertise com outros produtores do Brasil, através de um curso sobre manejo da irrigação. A ferramenta será disponibilizada na metade do ano, aumentando a adesão de agricultores às tecnologias 4.0 na irrigação.

A diretora de inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, destaca que a solução inovadora da Raks reúne tecnologia avançada para um dos problemas da humanidade: a água. “Este é o tipo de startup que desenvolvemos no Tecnosinos. Empresas sustentáveis, com soluções únicas de alta tecnologia e com uso global”.

Lançado no final de 2019, O Edital Agro 4.0, que prevê a destinação de R$ 4,8 milhões para os projetos selecionados, é um programa resultante de parceria entre a ABDI, o MAPA e os ministérios da Economia e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As propostas escolhidas envolvem o uso de tecnologias 4.0, como Internet das Coisas (IoT), sensoriamento remoto e Inteligência Artificial, além de analytics, visão computacional, tecnologias de comunicação e robótica.

Conheça o SIMI

A Raks Tecnologia Agrícola, que possui um time muito jovem à frente da operação, desenvolve um Sistema Inteligente para Otimização de Irrigação (Simi). A tecnologia é composta por sensores proprietários que realizam a medição da umidade do solo com ​o método TDR​, possuindo diversas vantagens quando comparado com outras soluções. Os sensores permanecem fixos em campo e são alimentados com energia solar, evitando a necessidade de cabos na lavoura e permitindo a utilização de energia limpa e sustentável. Por fim, é possível acessar os dados em uma plataforma web e entender o teor de umidade do solo e informações para a tomada de decisão sobre o momento correto de acionar a irrigação.


03 de Fevereiro de 2021
Destaque Tecnosinos