Raks recebe prêmio Mulheres Inovadoras
Crédito da foto: Divulgação
Estudo realizado pela Associação Latino-Americana de Private Equity & Venture Capital (LAVCA) apontou que o volume investido em startups lideradas por mulheres na América Latina saltou de 16% em 2019 para 31% em 2022. Apesar dos avanços, a diversidade no setor de inovação e tecnologia ainda está longe de ser uma realidade.
Desbravando esse cenário, a Raks Tecnologia Agrícola, empresa instalada no Tecnosinos que desenvolve sistemas de monitoramento de umidade do solo, recebeu um importante reconhecimento: o prêmio Mulheres Inovadoras. A iniciativa da Finep em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) busca estimular startups lideradas por mulheres por meio da capacitação de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira.
Juntamente com outras 31 startups de todo o Brasil, a Raks participou de um processo de aceleração com palestras e mentorias especializadas, que contou com suporte e acompanhamento de profissionais da Finep e do mercado. Após essa etapa, produziu uma apresentação final para uma banca avaliadora e foi uma das três escolhidas da Região Sul para receber a premiação de R$ 120 mil.
De acordo com sócia da Raks Tecnologia Agrícola, Fabiane Kuhn, o prêmio viabilizará a produção de sensores e equipamentos que serão alocados em campo, trazendo ainda mais economia de recursos no setor agrícola e rentabilidade para as lavouras.
Fabiane avalia que o cenário ainda é desafiador e predominantemente masculino, mas que os espaços estão cada vez mais sendo ocupados por mulheres. Para ela, a experiência de participar de um edital voltado para o aumento da representatividade é muito positiva. “Esse tipo de ação fomenta o empreendedorismo e mostra exemplos de liderança feminina em diferentes segmentos. A importância está em criar essa comunidade e manter uma rede de apoio e de trocas”, ressalta.