Raks integra programa Iowa Agritech Acceletaror nos EUA

Desde 3 de junho, startup incubada na UNITEC participa de 100 dias de aceleração na cidade de Des Moines (EUA), aprimorando seu programa de irrigação focado na agricultura familiar.

A Raks, criadora de sensores de umidade de solo movidos a energia solar e controlados por tecnologia mobile e online, participou do StartupRS Agrotech 2018 promovido pelo Sebrae RS, e neste mês ingressou no programa Iowa Agritech Acceletaror, com foco no desenvolvimento internacional de empresas que oferecem soluções para o agronegócio. No período de aceleração, a startup participará de rodadas de mentorias, workshops, capacitações, visitas a empresas parceiras e a lavouras que são referência em tecnologia, além de feiras agrícolas e apresentações para investidores, bem como agricultores norte-americanos.

Na avaliação de Fabiane Kuhn, co-fundadora da Raks e diretora de software, a participação da empresa no StartupRS Agrotech, contribuiu para que a empresa chegasse hoje ao programa de aceleração americano, uma oportunidade totalmente focada no agronegócio. “Todos os mentores, startups e empresas envolvidas no Agritech Acceletaror são do agronegócio, o que possibilita conexões mais assertivas. Realizamos rodadas de 30 minutos com 42 mentores e 5 deles serão escolhidos para acompanhar a startup pelos próximos 6 meses após o programa. Então, temos a sinergia ideal, garantindo melhores resultados” pontua.

Para Fabiane, o Agritech Acceletaror representa um momento totalmente novo para a empresa. “Hoje a Raks possui uma subsidiária americana com possibilidade real de atuação no mercado, o que nos oportuniza o acesso a tecnologias capazes de melhorar ainda mais o nosso produto. Nossa empresa nasceu com um pensamento de internacionalização e nossa experiência nos EUA tem reforçado esse propósito, provando que estamos no caminho certo”, conclui.

Com pouco mais de 2 anos de vida, a Raks já acumula um histórico de importantes conquistas. Em outubro de 2018, venceu a categoria Facilidades do programa Campus Mobile, realizado pelo Instituto NET Claro Embratel, garantindo um período de aperfeiçoamento no Vale do Silício (EUA). Já em novembro do mesmo ano, Fabiane Kuhn recebeu o Prêmio The Outstanding Young Persons (TOYP) Brasil, promovido internacionalmente pela Junior Chamber International (JCI). Recentemente, em junho de 2019, a Raks recebeu ainda o Prêmio VS Cidadão, promovido pelo Jornal VS (São Leopoldo/RS).


28 de Junho de 2019
Destaque RAKS Tecnosinos