Projeto Talentos TI vai capacitar jovens do Vale dos Sinos

O mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) está em pleno crescimento, mas enquanto muitos profissionais procuram o segmento, empresas encontram dificuldade em recrutar profissionais com as habilidades necessárias de programação. Buscando reverter esse cenário, foi lançado, no dia 5 de setembro, o Projeto Talentos TI, com o objetivo de capacitar, neste semestre, 88 jovens do Vale dos Sinos. O evento foi realizado no gabinete do prefeito de São Leopoldo.

A diretora do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, Susana Kakuta, explica que o projeto integra o Programa Talentos, uma iniciativa desenvolvida no parque para aproximar jovens talentos do ecossistema de inovação. “O Projeto Talentos TI possui um conteúdo social importante, que é o de resgatar e dar empregabilidade ao jovem, preparando-o para o futuro. Queremos que este jovem saia o mais pronto possível, não só no aspecto técnico, mas também no perfil comportamental necessário para atuar nas áreas tecnológicas”.

Para o vice-reitor da Unisinos, Pedro Gilberto Gomes, a universidade possui um compromisso com o desenvolvimento regional. “Quando criamos programas como este, estamos criando oportunidades para os jovens da cidade. Precisamos apostar na educação ou não sairemos do barco. São Leopoldo está fazendo uma grande reconversão tecnológica”.

Resultado de uma parceria entre Unisinos, Tecnosinos, Senac São Leopoldo e prefeitura de São Leopoldo, o programa visa capacitar jovens talentos do município, através de três cursos: Programação Android/Java (180 horas), Programador Web (180 horas) e Programador JAVA (90 horas). Serão oferecidas 40 vagas gratuitas e 40 vagas com bolsa de 90% para moradores de São Leopoldo, além de 8 vagas com bolsa 100% para potenciais talentos do Vale dos Sinos. Podem participar jovens a partir de 17 completos em 2019, que estejam cursando, no mínimo, o 3º ano do Ensino Médio.

Inscreva-se aqui.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, pensa que é preciso colocar o tema tecnologia na pauta da sociedade. “Hoje, o grande elemento inovador e de transformação é a tecnologia. São Leopoldo é protagonista neste tema. Nós fomos o primeiro município do país a criar o imposto com 2%, o menor tributo, para incentivar as empresas a se instalarem aqui”.

Para o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, estamos diante de um desafio de melhorar a qualidade da educação. “Acredito que o Senac pode contribuir nesse projeto de formação de talentos, preparando os jovens para trabalhar com essas novas tecnologias”.

O presidente da ACIST-SL, Oldemar Brahm, não escondeu o entusiasmo com a iniciativa, que vem sendo apontada há bastante tempo pela entidade. “Nós fazemos parte da governança do Tecnosinos e sabemos o quanto precisamos de pessoas qualificadas para preencher as vagas das empresas lá instaladas”, destacou.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Rafael Oscar de Souza, o programa foi pensado a partir de uma necessidade de mercado. “O mercado de TI está se desenvolvendo cada vez mais. Porém, há falta de mão de obra qualificada. Os cursos vão focar naqueles jovens que estão se formando”.

Para o secretário municipal de Educação (Smed), Ricardo da Luz, a educação não deve ser focada apenas em matérias ou disciplinas. “Precisamos ensinar nossas crianças a ter senso crítico, incentivar a criatividade e assim prepará-los para o mercado de trabalho. A tecnologia precisa estar presente neste processo”.


12 de Setembro de 2019
Destaque Programa Talentos Tecnosinos