Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais lança edital em Gravataí

Prefeitura busca apoio da Incubadora da Unisinos para modelo de incubação híbrida no Pradotech

Gravataí acaba de ganhar um novo ambiente de inovação e empreendedorismo, um local adequado para o surgimento de novas ideias e inserção na economia do conhecimento, como opção econômica para o desenvolvimento local. O ambiente foi aberto oficialmente nesta terça-feira, 29, em Gravataí.

Em sua fase 1, o projeto vai incubar o primeiro grupo de startups do Pradotech, cuja seleção está sendo realizada por meio de um convênio da prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia com a Incubadora da Unisinos, a Unitec, que possui certificação Cerne 4 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos.

A iniciativa, que integra o Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais, vai selecionar 10 vagas para empreendimentos inovadores no Processo de incubação, que se enquadrem nas seguintes áreas de atuação: Tecnologia da Informação, Comunicação e Convergência Digital, Indústria 4.0, IoT e Inteligência Artificial, Bio e Nanotecnologia, Novos Materiais.

O diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), Silvio Bitencourt da Silva, entende que a Unisinos, por meio da sua Incubadora, ao firmar parceria com a prefeitura de Gravataí, procura contribuir para o desenvolvimento econômico e social regional. “O objeto da parceria envolve a transferência de conhecimentos e compartilhamento de experiências da Unisinos sobre gestão de ambientes promotores de inovação e mecanismos de geração de empreendimentos para a prefeitura. Tem por objetivo estimular o empreendedorismo para o desenvolvimento de negócios inovadores”.

Para o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, a iniciativa representa a realização de um sonho que vem sendo construído ao longo dos últimos anos. “Gravataí está entrando no campo da inovação de forma efetiva. É isso que representa o Pradotech! Nós criamos uma secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia justamente para este fim. Além disso, aprovamos uma Lei de Inovação, que é uma das mais modernas que existem no mercado”.

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, Selma Fraga, destaca que o movimento iniciado pela Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí – AGTI, em 2017, foi o início de uma trajetória em prol do desenvolvimento da inovação e tecnologia na cidade. “O lançamento da Casa das Startups confirma e coloca um carimbo de que estávamos certo. Vamos qualificar nossas empresas através de um modelo de incubação e mentoria, realizado em parceria com a Unitec. Será em um formato EAD, que foi criado no contexto da pandemia”.

Para o presidente do Instituto Prado, Carlos Gerdau Johannpeter, o lançamento da incubadora é uma etapa que objetiva a implantação do Pradotech. “Essa iniciativa da prefeitura de Gravataí com a Unisinos, vai permitir o acesso a novas startups num modelo de gestão híbrido, que vai culminar em empreendimentos inovadores. É uma grande satisfação formalizar o projeto. O Pradotech dá o primeiro grande passo com a Casa das Startups que se materializa”.

Para a CEO do Pradotech, Susana Kakuta, a primeira seleção vai posicionar a tipologia de empresas para o Parque Tecnológico. “Buscamos startups inovadoras nas nossas verticais, com alta escalabilidade e potencial de futuro. Esta é a prioridade número um neste momento. Tenho certeza de que teremos boas candidaturas, em função dos jovens talentos que temos na região”.

As startups que participarem do programa recebem consultorias, mentorias, networking, infraestrutura física, qualificação e capacitação através do Programa de Incubação da Unitec. O edital com mais informações sobre o processo e registro de interesse em concorrer às 10 vagas para a incubadora está disponível em https://bit.ly/EditalUnitecGravatai. O prazo de inscrições vai até o dia 15 de abril.

Sobre o Programa +Startups

Lançado em outubro de 2020, o Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais desenvolve uma modalidade de incubação híbrida, que é direcionada a agentes externos, como prefeituras e polos setoriais, que estejam interessados em alavancar o desenvolvimento regional ou local através do surgimento e maturação de novas empresas de base tecnológica.

A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de startups em todo o Rio Grande do Sul e oportunizar aos municípios a inserção na economia do conhecimento, possibilitando a participação de empresas de base tecnológica, sediadas nas cidades parceiras, no programa de incubação da Unitec. Além disso, visa promover a retenção de jovens talentos na região.


29 de Março de 2022
Tecnosinos