Prefeitura de São Leopoldo entrega termos de quitação para empresas do Tecnosinos

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, realizou a entrega dos termos de quitação de encargos para as empresas da Associação do Polo de Informática de São Leopoldo, que estão instaladas no Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos). No ato, Vanazzi concedeu os termos oficiais para as empresas Altus Sistemas SA; Meta Sistemas Informática SA; Meta Informática SA; GVDASA Informática Ltda; Digistar Telecom SA; CWI Informática Ltda e SKA Automação de Engenharias. Agora, elas podem solicitar a averbação no registro de imóveis que irão liberar os encargos das respectivas matrículas.

A entrega dos termos confere a quitação dos encargos das doações, que foram realizadas em parceria com a Associação Comercial, Industrial de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL), assumindo o compromisso da instalação e o funcionamento das empresas no ramo da tecnologia da informação. “Este momento representa hoje a continuação e a realização da inovação em São Leopoldo. Uma experiência que deu certo e que vem concedendo muitos frutos no município”, destaca Vanazzi.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL) e diretor da SKA, Siegfried Koelln, que esteve presente na comissão de implantação do Polo, a entrega dá a sensação de dever cumprido. “Nós assumimos um compromisso e este documento representa que este compromisso foi concluído com sucesso. Tudo que está aqui hoje foi responsável por inserir São Leopoldo no mapa da tecnologia da informação”.

O presidente da Associação do Polo de Informática de São Leopoldo e diretor da Digistar, Oldemar Brahm, destaca a importância de acreditar na inovação. “Pensar em ter um parque tecnológico, na época em que iniciamos, parecia uma utopia. Passados mais de 20 anos, temos a certeza do quanto isso foi importante para o desenvolvimento da cidade. O termo de quitação vai possibilitar a busca por mais investimentos”.

A atividade também contou com a presença do gerente de marketing da Altus SA, Augusto Hafemeister; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, e seu adjunto Mário Rosito.

Saiba mais

A Lei Municipal 4.420, criou oficialmente o Polo de Informática de São Leopoldo. A mesma lei possibilitou a doação dos terrenos, cujos termos de quitação foram entregues no ato, localizados junto à Unisinos. Dentre as contrapartidas da iniciativa, a universidade se comprometeu a construir e administrar uma incubadora e um condomínio de empresas. Nascia a Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), cuja inauguração ocorreu em 1999.

Passados mais de 20 anos, o Polo de Informática, que iniciou com seis empresas, cresceu e transformou-se em um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, o Tecnosinos. Atualmente conta com 120 empresas e gera cerca de 10 mil empregos diretos. Abriga empresas nas áreas de Tecnologia da Informação, Semicondutores, Automação e Engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Tecnologias para a Saúde e Energias Renováveis e Tecnologias Socioambientais.


18 de Novembro de 2021
Destaque Tecnosinos