Participe do Programa Mentores Voluntários Tecnosinos

Projeto visa conectar profissionais qualificados com a inovação e tecnologia desenvolvida nas empresas do parque

O programa de Mentores Voluntários está com vagas abertas. Trata-se de uma iniciativa do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, que visa conectar a experiência e o conhecimento de profissionais já consolidados ao ambiente de inovação do Ecossistema de Inovação da Unisinos. 

Durante seu estágio inicial, uma empresa passa por etapas fundamentais, com diversas possibilidades de acertos e erros, que podem ser determinantes para o seu futuro. Assim, o Tecnosinos coloca no caminho dessas jovens empresas, o apoio de profissionais que já vivenciaram todos os processos no desenvolvimento de um negócio.

Exclusivo para as startups incubadas no Tecnosinos, a iniciativa existe desde 2020 e já beneficiou dezenas de negócios em áreas como Operação inicial, Escala, Comunicação, Vendas, Jurídico, Finanças, Investimento, Gestão de Pessoas, Impacto Social, TI, Engenharias, Saúde, Biotecnologia, entre outras.

A experiência do mentor é fundamental nos estágios iniciais das startups, pois nesta etapa existem muitas questões que acabam direcionando a empresa. Por isso, a ajuda de um profissional que já passou algumas vezes por este processo pode ser determinante para o sucesso do negócio. 

Ficou interessado em fazer parte da rede de Mentores Voluntários? Faça sua inscrição aqui (https://www.tecnosinos.com.br/mentores-voluntarios/) ou entre em contato com pelos emails tassianek@unisinos.br ou marinabohrer@unisinos.br.

 

Trocas de experiência que geram valor

A mentoria é uma relação que visa buscar um direcionamento na solução de problemas da empresa. E isto vai desde a abordagem de mercado, gestão de equipes, posicionamento da questão tributária, trabalhista, de contratos, contabilidade, até mesmo para se desenvolver como líder. Para cada negócio, é recomendado um perfil de mentor que tenha afinidade com a necessidade do empreendedor.

A coordenadora do Mentores Voluntários do Tecnosinos, Marina Silva, destaca que o mentor acaba revisitando questões importantes da sua trajetória, observando novas possibilidades e se desenvolvendo também neste processo educacional. “O contato direto com empresas mais jovens centradas na inovação, costuma gerar novos insights e ideias para o mentor, que muitas vezes renova alguns conceitos e volta para a sua empresa, com novos olhares e perspectivas para seus desafios”, destaca. 

O projeto todo é centrado em gerar valor, trocar experiência e ajudar no desenvolvimento das empresas do parque, para que estejam cada vez mais preparadas para uma economia dinâmica e eficiente. 

 

Banca de Mentores

Os Mentores Voluntários poderão participar do projeto nas seguintes áreas:

 

Empreendedorismo – Operação inicial

Empreendedorismo – Ideação

Empreendedorismo – Go to market/Tração/Product market fit

Empreendedorismo – Escala

Negócios – Design/Comunicação/Marketing

Negócios – Vendas/Aquisição de Clientes

Negócios – Jurídico

Negócios – Finanças/Contabilidade

Negócios – Investimento

Negócios – Gestão de Pessoas/Liderança

Negócios – Impacto Social

Negócios – Relações Exteriores

Tecnologia/Desenvolvimento de produto – Computação/TI

Tecnologia/Desenvolvimento de produto – Engenharias

Tecnologia/Desenvolvimento de produto – Ambiental

Tecnologia/Desenvolvimento de produto – Biotecnologia

Tecnologia/Desenvolvimento de produto – Saúde


02 de Julho de 2021
Tecnosinos