Novas startups do Tecnosinos inovam em saúde e comércio

A Incubadora Tecnológica da Unisinos, Unitec, realiza mensalmente as chamadas para seleção de empresas para o processo de incubação. Ao ser selecionada, a empresa conta com o apoio através de qualificação, consultoria e mentorias, com o propósito de que o negócio esteja amadurecido para seguir um caminho sólido após a incubação. E entre as startups recentemente incubadas estão a Biosens e a Onii.

 

Biosens

A Biosens surgiu em um escopo de pesquisa dentro da Unisinos, desenvolvido em parceria entre dois sócios co-fundadores. De acordo com a doutora em Ciências Médicas e CEO da Biosens, Priscila Schmidt Lora, a criação do negócio se deu na percepção de grande potencial no desenvolvimento de biossensores (teste point-of-care), com foco inicial em diagnóstico laboratorial.

“Percebendo uma carência de empresas que fazem a translação da inovação de pesquisa para o mercado nacional nesse segmento, a ideia da Biosens é colocar no mercado de saúde brasileiro e global novas tecnologias para que impactem realmente em um melhor cuidado em saúde mudando cenários”, explica a executiva.

Fundada em maio de 2020, a Biosens une a área da biomedicina e de semicondutores, com foco no uso de tecnologias avançadas, como grafeno e crispr, na construção conjunta de tecnologias que solucionam problemas reais do setor. 

A própria crise sanitária gerada pelo novo coronavírus (Covid-19) foi um aspecto que impulsionou a  necessidade de descentralização do diagnóstico laboratorial, o que permitiu mais espaço no mercado para os produtos que são desenvolvidos pela empresa. 

Na Biosens, a expertise de pesquisa, inovação e gestão dos sócios fundadores são pilares das competências técnicas para desenvolver, validar e comercializar os produtos. “Nós contamos com uma relação previamente estabelecida com a Unisinos, tanto no escopo da estrutura física disponível quanto no potencial intelectual dos pesquisadores e alunos que constroem junto com a empresa os biossensores”, relata Priscila. 

A CEO também ressalta uma forte relação com a Escola de Saúde e com a Escola Politécnica da Unisinos, incentivada e reforçada pelos gestores da universidade. “Dessa forma, a empresa consegue fortalecer o desenvolvimento conjunto com a academia e facilitar a transferência de tecnologia, além de contribuir para formação integrada dos alunos, com a sua participação em projetos com propósitos reais”, acredita a profissional. 

Para Priscila, participar do processo de incubação do Tecnosinos dá a perspectiva de se fortalecer no ecossistema de inovação e colaboração que já existe hoje no Tecnosinos. “Esperamos também reforçar as parcerias estratégicas para inovação e comercialização dos produtos que já desenvolvemos e que pretendemos desenvolver”, conclui.

 

Onii

A Onii existe desde 2019, criada no centro de inovação ONOVOLAB, em São Carlos/SP. No entanto, o Tecnosinos incuba uma filial da startup, negócio que é conduzido pelas sócias Mayumi Toba e Denise Brasil. Baseada num projeto anterior, que oferecia uma rede de padarias “drive thru”, a startup é uma loja de conveniência autônoma, que promove a experiência de consumo dentro de condomínios e empresas, com acesso 24 horas e 7 dias por semana. 

Para o cliente ter acesso aos serviços, é necessário que baixe o aplicativo da Onii. O usuário se cadastra no app, e o software indica todas as lojas disponíveis em um raio de 10 km. O próprio smartphone permite a entrada da pessoa na loja.

Quando está dentro da loja, o celular também funciona como um scanner para leitura do código de barras dos produtos que precisa adquirir. Ao final da compra, o pagamento é feito diretamente pelo app. Nos espaços, os consumidores encontram produtos personalizados, de acordo com seus gostos, que envolvem as marcas preferidas, produtos fit, vegano, itens de informática, entre outros.

Para Mayumi Toba, participar da incubação é fazer parte de um ambiente de aprendizagem, networking, de melhoria do produto e gestão da startup.


11 de Dezembro de 2020
BIOSENS Empresas Onii Startups Tecnosinos