Manifesto Deep Tech é lançado pela Aliança para Inovação

Foto: Camila Cunha/Correio do Povo

Com o objetivo de avançar a agenda de inovação e impulsionar o desenvolvimento de Deep Techs em nossa região, foi lançado, nesta sexta-feira, 10, o “Manifesto Deep Tech”. A iniciativa é realizada pelas universidades da Aliança para Inovação de Porto Alegre (Unisinos, UFRGS, PUCRS e UFCSPA) em parceria com Sebrae RS, Sistema FIERGS, Secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT) e de Porto Alegre (InovaPOA), contando com o apoio da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e do Transforma RS.

No documento assinado pelos representantes de cada instituição, o grupo se compromete em mobilizar seus ecossistemas de inovação, atuando em conjunto com os segmentos públicos, industriais e socioeconômicos, engajando as parcerias estratégicas nacionais e internacionais, como a ANPROTEC (Brasil) e IASP (Internacional).

A Aliança para Inovação também se compromete “com o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e com uma economia baseada na inovação, colocando o conhecimento científico de alto nível a serviço da melhoria da qualidade de vida de nossa gente e do fortalecimento dos diversos segmentos industriais e empresariais, contribuindo com o ecossistema de inovação de Porto Alegre e do RS”, conforme último parágrafo do documento.

O que são Deep Techs?

Deep Techs são empreendimentos que incorporam tecnologias disruptivas que combinam avanços científicos para resolver problemas complexos na sociedade, atuando na transição digital e ecológica em áreas complexas, estratégicas e de relevância social como saúde, energias limpas, indústria e agricultura. Elas se caracterizam por um alto grau de inovação e potencial de impacto significativo na sociedade e na economia.


10 de Outubro de 2025
Destaque Tecnosinos